Copa do Mundo de Barcelona - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Expectativa é grande

Copa do Mundo de Barcelona

Na véspera da competição, muita coisa tem a ser esclarecida, como uma súbita mudança no regulamento, a montagem pioneira do muro da competição e por ultimo, mas não menos importantes, os treinos dos brasileiros que representam o país na competição.

Fonte: Desnivel e Blog do Cesinha

Cedendo a pressão de muitos escaladores, a IFSC mudou parte do regulamento para esta próxima etapa da Copa do Mundo, que terá sede em Barcelona, na Espanha, dentro de um ginásio do complexo olímpico da cidade, construído para as olimpíadas de 92.

A maior reclamação dos escaladores era quanto ao tempo que estes deveriam ficar dentro do isolamento enquanto sua vez de escalar não chegava.

Já participei de competições, e, dependendo da quantidade de pessoas, o isolamento proposto para os atletas fazerem seus devidos aquecimentos e alongamentos não tem espaço para nem esticar as pernas direito.

Com isso, a IFSC transformou as eliminatórias da competição sendo em flash, ou seja, todos vêem todos escalar, tendo uma demonstração da via pelo route setter para que o primeiro escalador não seja prejudicado.

Assim, acabou a história de longas horas esperando no isolamento.

Outra mudança no regulamento é o tempo que os escaladores tem para fazer a via, que passa a ser de apenas 6 minutos.

Para alguns até parece que não é pouco, mas o muro tem 20 metros de altura, e, com pouco tempo, o escalador não poderá mas recuperar 100% em um descanso, pois acabará o tempo para este mandar a via.

Isto pretende aumentar a dinamicidade da competição, além de, obviamente, aumentar a dificuldade da via.

Mudando de foco agora falamos da montagem pioneira pela Top30 do muro de escalada desta competição, que, em vez de ser montado em uma semana, como é feito em todos os outros campeonatos, este teve a montagem feita em três dias, com equipes revezando em trabalhos diurnos e noturnos.

O empenho dessa equipe da Top30 é de, justamente, deixar a montagem do muro mais dinâmica, favorecendo o route setter da competição, que será o espanhol Patxi Arocena.

Mudando novamente o foco da noticia, Felipe “pikuira” Camargo e César Grosso já estão a caminho de Barcelona.

Eles passaram as ultimas três semanas treinando forte com o atual campeão mundial e campeão da ultima etapa da copa do mundo Patxi Usobiaga.

Falando com Felipe pela Internet, perguntei sobre os treinamentos e sobre as expectativas para a competição e ele se mostrou muito contente e acabado com os treinos. Disse que estes tem dado um ótimo resultado, assim como a alimentação controlada por César Grosso, e ambos estão muito ansiosos para competir.

Os brasileiros anseiam para conseguir um resultado inédito para o Brasil em Copas do Mundo, participando desta vez das vias finais da competição.

Todos estão torcendo muito por vocês.

André Braga

Fonte: Desnível e Blog do Cesinha

Publicidade:


Publicidade

Publicidade