7 Lagoas engrossa a lista dos locais onde é proibido escalar no Brasil - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Será para sempre?

7 Lagoas engrossa a lista dos locais onde é proibido escalar no Brasil

A região da Gruta do Rei do Mato, em 7 Lagos - MG, é mais um local onde escalar é uma atividade proibida. Será que tem volta?

Fonte:

7 Lagoas se tornou um dos locais mais famosos da escalada brasileira depois da abertura do setor 45, que tem um grande negativo e vias cinematográficas. Lá fica a via "A dor é o poder", Encadenada por Felipe Camargo no ano passado e depois por Jean Ouriques que é cotada como 11a/10c.

No Brasil, devido as características das rochas e do relevo, é muito difícil a existência de afloramentos rochosos negativos com agarras naturais como existe no calcário de 7 Lagoas, por isso o local é muito importante e especial para a escalada esportiva brasileira.

Mesmo tão importante, quem agora quiser escalar em 7 Lagoas terá que esperar até que o IEF termine o plano de manejo e estude se escalar na região é ou não impactante. O caso é agravado pelo fato de que a Gruta do Rei do Mato foi considerada Patrimônio Histórico - Cultural e que na região existem diversos sítios arqueológicos e paleontológicos.

Outras proibições...

Outro local na região metropolitana de Belo Horizonte que sofreu com os mesmo problemas foi a Gruta da Lapinha. Proibida para os escaladores desde 2002, o Parque Estadual onde situam as vias de escalada continua fechado há 7 anos! A AME e a recém criada FEMEMG lutam pela reabertura do local, mas o IEF que é obrigado a ter um plano de manejo de suas unidades de conservação e que por lei elas teriam que ser revistas e atualizadas de 5 em 5 anos, ainda nada...

Será que em 7 Lagoas vai se repetir o caso?

Foto: Blog do Abrigo 7L

Publicidade:


Publicidade

Publicidade