29 de maio, o Dia Internacional do Everest - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhismo

29 de maio, o Dia Internacional do Everest

Data marca a chegada do primeiro homem ao ´topo do mundo´

Fonte: Globo.com

As autoridades do Nepal decidiram declarar o dia 29 de maio como o Dia Internacional do Everest, para comemorar o feito do montanhista neozelandês Edmund Hillary, que em 1953 foi o primeiro homem a chegar ao cume da montanha mais alta do mundo, informou neste sábado a agência "NepalNews".

Segundo a fonte, a decisão foi tomada conjuntamente pelo Ministério de Cultura e Turismo, o Escritório de Turismo do Nepal e a Associação de Montanhismo do país. Esta previsto que no dia 29, quando o Dia do Everest acontecerá pela primeira vez, sejam exibidos vários filmes relacionados com o mítico monte em vários atos. Hillary morreu no dia 11 de janeiro, aos 88 anos, em um hospital de Auckland, onde sofreu ataque cardíaco.

Tocha olímpica no topo do mundo

A homenagem acontece três dias após a chegada, pela primeira vez, da tocha olímpica ao cume do Monte Everest. O feito foi garantido por uma equipe composta por tibetanos e chineses que levaram uma tocha feito especialmente para as duras condições climáticas da região.

Uma equipe de alpinistas chineses levou o símbolo pelos 8.848m da escalada e a última pessoa a carregar a chama foi a tibetana Cireng Wangu, que chegou ao cume depois das 9h (22h de Brasília). A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim retornou neste sábado ao acampamento base do Everest e agora segue o périplo pela China.

Fonte: Globo.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade