Cesinha e Janine campeões brasileiros de escalada 2009 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Brasileiro 2009

Cesinha e Janine campeões brasileiros de escalada 2009

Mantendo a hegemonia da escalada esportiva de dificuldade, Cesar Grosso e Janine Cardoso vencem a etapa paulista do Campeonato Brasileiro e ficam em primeiro lugar no ranking 2009.

Fonte:

Texto e fotos: Pedro Hauck

A Associação Paulista de Escalada Esportiva (APEE), com a maestria do route setter André Berezoski, realizou neste sábado, dia 28 de Novembro de 2009, no ginásio Casa de Pedra, em São Paulo, a segunda e última etapa do Campeonato Brasileiro de escalada esportiva, com 24 participantes nas modalidades Amador e Máster.

Com exceção da delegação do Rio de Janeiro, que em 2009 voltou de vez a participar e fazer bonito na competição nacional e dos atletas do interior de São Paulo, houve uma ausência dos atletas de fora de São Paulo capital. Fizeram falta os escaladores do Sul do país, que têm se destacado em competições e perderam a chance de finalizar o ranking nacional com uma boa colocação, desperdiçando também a possibilidade de conseguirem a Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, que só os três primeiros colocados do ranking nacional podem solicitar.

A categoria Amador foi apenas disputada por homens, já que houve apenas uma inscrição no feminino. Antonio Monteiro, atleta da FEMERJ e Gleisson de Souza, da FEMESP, haviam sido o primeiro e segundo colocado na etapa paranaense do nacional. Eles repetiram a boa atuação em São Paulo, mas foram surpreendidos por Rafael Takahace, da FEMESP, que foi o único a encadenar a via da final.

No máster feminino, houve uma boa disputa entre Janine Cardoso e Thais Makino. Ambas foram as únicas a encadenar as vias da semi e da final e fizeram uma super final na via do máster masculino, onde o equilíbrio se manteve. Ambas caíram na mesma agarra e empataram na primeira colocação. Como Thais não participou da primeira etapa em Curitiba, ela terminou o ranking em terceiro lugar. Em segundo, ficou a combinação de resultados de Ana Shaw, que fez um excelente ano, com uma boa participação no Mundial Juvenil. Ambas têm a difícil missão de substituir Janine Cardoso, que conquistou seu sétimo título nacional!

No máster masculino, Cesar Grosso não precisou se esforçar muito para encadenar todas as vias e ser campeão da etapa e do ranking de novo. Este foi o quinto título nacional de Cesinha, ele é agora o maior vencedor de campeonatos nacionais com cinco títulos. Cesinha, que ainda não finalizou se ano de competições, pois foi convidado a participar do 9° Boulder internacional de Santiago do Chile, foi o melhor brasileiro no ranking oficial da IFSC, estando na 36 colocação.

Com um curriculum e uma competência fora do normal por parte do campeão, a disputa maior nesta categoria ficou para ver quem seria o segundo colocado, e nessa que se deu bem foi Carlos Eduardo Coutinho Levy. Em terceiro ficou Pedro Campos, jovem talento que participou da seleção juvenil e esteve em Agosto no Mundial da França. Em seguida, Alexandre Rajagopalan ficou em quarto lugar.

Com a combinação dos resultados entre as duas etapas, Cesar Grosso ficou em primeiro no ranking. Em segundo ficou Alex Rajagopalan e terceiro Carlos Eduardo Coutinho, que só participou da segunda etapa em São Paulo, ficando empatada ele com Victor Greypel de Santa Catarina e Caio Lopes do Paraná.

O ano de 2009 foi um ano especial para a escalada esportiva de competição no Brasil, marcado por uma volta por cima sobre os problemas que afetaram as competições e a escalada no ano de 2008. Há um ano atrás, a ultima etapa do Brasileiro havia recebido apenas 6 participantes e a situação era tão ruim que o ginásio que sediou esta etapa, chegou a ser cogitado em fechar. A realização da Seleção Brasileira deu sangue novo ao esporte, fato consumado nos campeonatos de 2009, com muita renovação, um fato que valoriza um ano histórico, já que em 2009 comemoramos os 20 anos de realização de campeonatos de escalada no Brasil.

Veja mais:

Resultado da Etapa Paulista e do Ranking brasileiro de Escalada Esportiva 2009


Veja o Albúm de Fotos da II Etapa do Brasileirão 2009:


Publicidade:


Publicidade

Publicidade