Felipinho encadena O Dia Santo e fala dos planos para 2010 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Confira a entrevista!

Felipinho encadena O Dia Santo e fala dos planos para 2010

O ano já começou bem para Felipe Camargo “Pikuira”. Ele recentemente encadenou o boulder “O Dia Santo”, considerado como um dos mais difíceis do Brasil. Este era um dos projetos para 2010 do jovem prodígio da escalada esportiva brasileira. Veja o que ele ainda pretende fazer este ano!

Fonte:

O Dia Santo, localizado em São Bento do Sapucaí - SP, era até ontem o boulder mais difícil do Brasil. Cotado em V14, levou meses até que Leandro Pardal e André “Belezinha” Berezoski pudessem escalar este problema, mas para Felipinho levou apenas alguns dias, o que demonstra como Pikuira alcançou um nível elevadíssimo na escalada esportiva nestes últimos anos.

O estilo do boulder, com movimentos dificílimos em regletes, é um dos favoritos do Pikuira, que achou que o Dia Santo fosse mais fácil do que um V14. Entretanto isso não significa que não seja, pois tanto Pardal quanto Belezinha deram este grau ao problema e assim sendo, o problema continua com esta sugestão, ainda sem confirmação.

Treinando e competindo na Europa entre os melhores do mundo, Felipinho entrou na história da escalada brasileira por ter sido o primeiro tupiniquim por encadenar um 11a confirmado, isso em 2008. Em 2009, Felipinho fez um volume de 11a(8c) e ainda escalou 11b(8c+) e 11c(9a)! No ano passado Felipe ainda esteve fazendo o first accent de outras duas vias que podem vir a ser, se confirmadas, os primeiros “onzimos” em solo nacional, a Cabra da Peste e a Dor é o Poder, localizadas na Serra do Cipó e na Gruta do Rei do Mato, respectivamente, em Minas Gerais.

Felipinho fala de seus planos para 2010, da vontade de ir novamente para a Europa treinar e também de sua gana em fazer novos first accents de vias acima do 11 grau (8c) no Brasil. Apesar de todas as conquistas e dos números inéditos na escalada brasileira, Felipinho ainda não tem patrocínio definido para 2010, mas já está com alguns engatilhados, sendo assim, o ano promete!

Ele também fala da relatividade que são as vias com grau elevadas e que em 2010 ele irá se dedicar exclusivamente à escalada. Veja a entrevista dada com exclusividade ao portal AltaMontanha realizada por Pedro Hauck:

Pedro Hauck: 2009 foi um grande ano para você! E em 2010, quais são os projetos? Vai pra Europa de novo?
Felipe: Então, tô a procura de patrocínio pras trips da Europa, queria fazer a mesma coisa que em 2009, se der certo!!!! Se não der, aí pretendo fazer uma trip só de 3 meses com minha grana e depois começar a estudar.
Pedro Hauck: Mas já tem algo engatilhado? Alguma empresa negociando?
Felipe: Então, por enquanto não, mas tem a Copa Gás que estamos conversando de novo. Na real tá rolando um patrocínio novo ai já, não divulguei ainda..... Mais tarde, se fechar, eu divulgarei.
Pedro Hauck: Que boa noticia! E a Seleção Brasileira? Agora a seletiva é Campeonato Brasileiro Juvenil de Escalada.
Felipe: Pois e! já tem data???
Pedro Hauck: Sim, será nos dias 6 e 7 de fevereiro na Campo Base em Curitiba
Felipe: Pois é acho que vou sim, com certeza!
Pedro Hauck: Mas então, você tem alguma via em mente pra fazer, algum projeto de escalada? Alguma competição que você queira muito participar, ou que já recebeu convite?
Felipe: Aqui no Brasil quero encadenar uns projetos no Rio e em BH..... Indo pra Curitiba em fevereiro, também quero ir conhecer o Corupá.
Pedro Hauck: Você já escalou no Curucaca? Lá tem um 10c, o Longa Metragem... Na real é um grau ainda não confirmado, só o moleza mandou. Em Corupá tem um provável 11a e outros projetos acima de décimo sem ascensão...
Felipe: Aham, tô ligado... Escalei um dia lá sim a muito tempo atrás.
Pedro Hauck: Pode ser uma hein!! Mas agora uma pergunta que não quer calar.... Quando você vai pra Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul (RS) fazer a Disciplina não ter Jedi não será?
Felipe: Hahaha, pois é queria ter ido agora no réveillon com a galera de BH, mas não rolou! Mas este ano antes de ir pra Europa quero com certeza!
Pedro Hauck: Ae, vou colocar no AM.. que você está esperando uma carona pra ir! Mais algum projeto no Brasil antes de ir pra Europa? Que vias tá a fim de entrar no Rio? e no Cipó? algum projeto?
Felipe: Hahaha. Então, no Rio sim tenho vários projetos no Campo Escola 2000 e no Cipó tenho também dois projetos em mente.
Pedro Hauck: Diz ai!
Felipe: Pô, no Rio tem vários projetos no Campo Escola... Tipo extensão da Coquetel de Energia, Transamazônica sem fim, Coquetel sem fim, Historia da Ziquizira... No Cipó tem a novo inquilino, e a Premonição! Todos no mínimo 10c
Pedro Hauck: Agora deixa eu fazer uma pergunta: No ano passo você escalou duas vias extremas em Minas, uma em 7L (Rei do Mato) e outra no Cipó... Pra você a mais difícil era a Dor é o Poder, mas depois o Jean Ouriques disse que não, que Cabra da Peste era mais foda... E ae? O que você acha? O Eduardo Barão voltou lá e também disse que a Cabra podia ser 11a? Acha que há um consenso no grau?
Felipe: Sim.... A Dor é o Poder eu encadenei ela com um beta meio errado! O que fez sentir mais difícil pra mim!!! e a Cabra da Peste é bem difícil mas muito meu estilo!! Acho que as duas podem ser 10c....ou que a Cabra da Peste possa ser 11a...Não sei é muito difícil de graduar vias verticais e curtas como estas!!! Mas acho que pode ser 10c e 10c....ou 10c e 11!
Pedro Hauck: E na Europa? Tem alguma via que você ficou fixado com ela e não deu tempo pra entrar em 2009?
Felipe: Tenho sim!! Duas ou 3 vias que tenho muita vontade de mandar, bem ambicioso, pois as 3 são bem difíceis. A primeira e a Kinematrix 9a em gorges du loup na França. A segunda e a Biographie 8c+ em Ceuse e a terceira é uma via que chama Supernowa 9a em Vadiello Espanha.
Pedro Hauck: Uau! A Biographie é super famosa....
Felipe: Mas além disso tenho muitos outros projetos em mente.... Vários 8c+ em Santa Linya, onde não pude escalar esse ano.... Outros projetos em Rodellar.
Pedro Hauck: Mais outra pergunta que não quer falar.... E um 9a+?
Felipe: Pô, é uma coisa distante ainda..... 9a ainda acho muito difícil de conseguir encadenar outro.... Já tentei vários outros e todos eles parecem muito difíceis pra mim.... Os inconformistas eu me encaixei mesmo.... Acho que Kinematrix é uma boa via que eu posso mandar.... Um outro 9a em Rodellar também acho que sai, mas não todos! , Então 9a+ ainda é bem pro futuro!
Pedro Hauck: Bom, acho que fazer um volume de 8c já é uma coisa super difícil né? Mas de repente também é um bom projeto, você acha possível?
Felipe: Bom, volume de 8cs eu acho muito importante e já estou fazendo... Encadenei vários em 2010!!! Sem dúvida em 2010 quero mais! É um grau que está saindo rápido, mas ainda á bem difícil!! Então é importante fazer a base boa!!! E o 9a+ como disse é uma coisa bem pro futuro! Primeiro preciso fazer a base de 8c+ , e 9a, que ainda são muito difíceis!
Pedro Hauck: Legal! Bom, que tenha uma boa sorte. Todo mundo está torcendo pra você realizar estes projetos, ir pra Europa e fazer bonito nos campeonatos... Nos mantenha sempre informados das cadenas... Ah, eu provavelmente estarei em CTBA durante a seletiva... Será mesmo uma boa chance pra você conhecer o Braço Esquerdo e dar uns pegas no Curucaca.
Felipe: É valeu!!! certeza vou dar um pulo lá!!!!


Publicidade:


Publicidade

Publicidade