Mulheres continuam corrida aos 14 cumes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
rainha do himalaia

Mulheres continuam corrida aos 14 cumes

Abril de 2010 parece ser o mês decisivo para a corrida. Oh Eun Sun da Coréia (com 13 dos 14) e Edurne Pasaban da Espanha (com 12 dos 14, mas que parte ao número 13 em alguns dias) pretendem definir a disputa no Annapurna

Fonte: DiarioVasco- BergLeben

A corrida quase foi definida no ano passado. O tempo no entanto não cooperou.

Nos próximos dias, a basca Edurne Pasaban parte com a sua expedição para escalar a face norte do Shishapangma no Tibet. A azarada escaladora já tentou a montanha 4 vezes. Ao contrário de outubro do ano passado, a escaladora pretende ir por uma rota mais convencional. Com ou sem o cume do Shishapangma, Pasaban quer partir ao Annapurna até o dia 16 de Abril. Pasaban conta com 12 dos 14 cumes mais altos da terra.

Já a coreana, pretende partir para a montanha de 8091m no começo da monção (algumas semanas antes de Pasaban). Oh Eun Sun, assim como Pasaban, não teve sorte no Annapurna na última pós-monção. Ela conta com 13 dos 14 cumes. Se o tempo ajudar, a pequena coreana de 1,55m pode chegar a primeira mulher a conquistar os 14 cumes mais altos.

Se os planos das duas saírem como planejado, vão se encontrar no Annapurna e talvez ter que competir para ver quem chega ao cume primeiro.

A escaladora austríaca Gerlinde Kaltenbrunner por outro lado, ainda tem o Everest e K2 para conquistar. A escaladora no entanto, parece estar despreocupada com a competição pois ao tentar o Everest não foi por uma das rotas normais, ela tentou a Canaleta Hornbein, uma das rotas mais difíceis da montanha. A austríaca também tentou o K2 no ano passado, porém teve que desistir devido ao mau tempo. Ela conta com 12 dos 14 cumes, porém num estilo mais "limpo" que a basca e a coreana.

Fonte: DiarioVasco, BergLeben

Publicidade:


Publicidade

Publicidade