Roberto Sponchiado e Luciana Maes foram encontrados - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mas ainda não entraram em contato

Roberto Sponchiado e Luciana Maes foram encontrados

O casal de escaladores estava durante os últimos 15 dias escalando em Arenales, nos Andes de Mendoza. Ontem eles desceram da montanha com outros brasileiros, mas ainda não fizeram contato.

Fonte:

O casal de escaladores Roberto Sponchiado e Luciana Maes estava fazendo uma viagem pelos Andes. Primeiramente estiveram na região do Frey, próximo à Bariloche, mas foram mais tarde para Arenales, Mendoza – Argentina, onde chegaram por volta do dia 25 de Fevereiro.

No dia 27 de Fevereiro aconteceu o terremoto catastrófico no Chile e como as famílias dos escaladores não obtiveram notícias, eles foram dados como desaparecidos, sendo noticiados até mesmo na televisão.

No dia 10 de Março, através das listas de discussão, foi amplamente divulgado o desaparecimento do casal, entretanto o desespero foi acalmado pelo escalador do Rio de Janeiro Gustavo Soares, que esteve com eles até o dia 2, quando ele retornou para a cidade, aliviando todos da suspeita que eles pudessem ter sido vítimas de algum efeito do terremoto, como uma avalanche.

No entanto, considerando que Roberto e Luciana já estavam há mais de 20 dias na montanha e que é difícil alguém ter provisões para suportar tanto tempo, continuava a supeita de algo de ruim pudesse ter acontecido.

O AltaMontanha fez contato ontem com um amigo da família de Luciana, que ainda não tinha informações sobre o paradeiro do casal. Assim, divulgamos uma matéria hoje sobre o desaparecimento, na esperança de que alguém pudesse reconhecer e ajudar com informações sobre os brasileiros.

Encontrados

A equipe do AltaMontanha conseguiu contatar hoje o montanhista Maximo Kausch, que está na Argentina preparando-se para escalar no Himalaia. Maximo, após diversas tentativas, conseguiu fazer contato com o 28º batalhão da Gendarmeria Nacional em Tunuyán, em Mendoza.

Após explicar a situação, a Gendarmeria contatou o posto avançado do exército na Aduana Portinari via rádio, na entrada do Vale de Arenales. Após a espera pela resposta, ficamos sabendo que o casal passou por lá ontem, às 17:05 da tarde, voltando para a cidade junto com mais três brasileiros em um Astra.

Assim, constatamos que está tudo bem com o casal e será uma questão de tempo para que eles entrem em contato com as famílias. Eles nunca passaram tanto tempo sem dar notícias.

Roberto e Luciana são escaladores muito experientes, já tendo escalado muitas vias de parede. Luciana é ex. campeã catarinense de escalada.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade