Italianos enfrentam o último grande problema do Himalaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Face norte do GI

Italianos enfrentam o último grande problema do Himalaia

A face norte do Gasherbrum I (GI) é a única vertente ainda inexplorada de todos os oito mil.

Fonte: Barrabés - Espanha

Um grupo de experientes guias italianos conseguiram a permissão das autoridades chinesas e em breve estarão se deslocando até a vertente norte do Karakouram, para tentar o que Kurt Diemberguer definiu como o “último grande problema do Himalaia”.

De acordo com o site Barrabés e Explorersweb, a expedição será composta por Silvio Mondinelli, (que já escalou todos os 14 oito mil), Daniele Bernasconi, Michele Compagnoni, Mario Panzeri, Hervé Barmasse e Soro Dorotei. Todos eles são guias profissionais de Alta Montanha, formando não somente uma equipe de grande experiência no Himalaia, como também em vias alpinas de grandes dificuldades técnica.

Alguns dos integrantes já realizaram façanhas semelhantes, como Bernasconi e Compagnoni, que escalaram em estilo alpino a até então inexplorada face norte do Gasherbrum II em 2007. Naquela ocasião, esteve junto o alpinista Karl Unterkirchen, que faleceu trágicamente em 2008 no Nanga Parbat.

A face norte do GI fica em território chinês, mas o país está criando dificuldades desde a realização das olimpíadas de Pequim em 2008. Se os italianos alcançarem o cume da montanha por este lado, será uma grande coroação para comemorar os 100 anos da descoberta das altitudes do Himalaia, que antes de 1910, não havia sido estudada e nem explorada por ocidentais.

Fonte: Barrabés - Espanha

Publicidade:


Publicidade

Publicidade