Tolo Calafat falece no Annapurna - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Coreanos negaram ajuda

Tolo Calafat falece no Annapurna

O montanhista espanhol atingiu o cume minutos após a coreana Oh Eun Sun na segunda. Amigos de Tolo dizem que a expedição da coreana negou ajuda.

Fonte:

Segundo informações da família, o montanhista teve um edema cerebral que o impediu de descer a montanha. Calafat ficou isolado a uma altitude de 7.500 metros, em uma parede de rocha, Impedido de descer permaneceu nesta altitude junto ao sherpa que o acompanhava.

Do ponto em onde eles se encontravam foi solicitado auxilio de helicóptero para o resgate, entretanto, a aeronave não conseguiu pousar em vista das más condições do tempo. Houve a retomada das buscas com um novo serviço de resgate com um helicóptero do Nepal Air Zermatt, novamente as buscas não obtiveram sucesso.

E hoje, quinta feira chegou à notícia do falecimento de Calafat como afirmou o renomado montanhista Juanito Oiarzabal, que o acompanhou na escalada, seu vigésimo quarto cume de oito mil.

Outra triste notícia relacionada à morte do montanhista vem dos três companheiros de Calafat que ainda estão na montanha, estes falam da possível displicência, leia-se falta de ética da equipe de Oh Eu Sun, que negaram socorro a Calafat no dia que este ficou detido na montanha. Juanito Oiazarbal não poupa criticas a Miss Oh, e questiona a solidariedade na montanha.

Mais uma vez a conquista do Grand Slam por parte de Oh Eun Sun é sujado pelo pragmatismo e os valores dos coreanos. Sun diz que com a escalada no Annapurna, ela se tornou a primeira mulher no mundo a completar a escalada de todos os cumes com mais de oito mil metros no mundo. Sua conquista, no entanto é questionada, pois ela não tem provas que tenha feito cume no Kangchenjunga no ano passado.

Leia mais:

Oh Eun Sun finaliza a escalada dos 14 oito mil em meio a desconfianças
Coreanos tem fama de serema antiéticos no Himalaia
Juanito Oiarzabal desabafa: Não há mais solidariedade no montanhismo

Com informações de Barrabés

Publicidade:


Publicidade

Publicidade