Japonês de 75 anos iniciou a escalada do Everest - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Japonês teria encontrado a fonte da juventude?

Japonês de 75 anos iniciou a escalada do Everest

O japonês Yuichiro Miura, alpinista de 75 anos que quer tornar-se a pessoa mais velha a chegar ao cume do Everest, iniciou hoje a escalada da montanha.

Fonte:

Miura e sua equipe, que inclui seu filho Gota, de 38 anos, deixaram o acampamento base, situado a 5360 metros de altitude, e iniciaram a escalada da montanha. Eles esperam chegar ao cume do Everest na próxima segunda feira.

Segundo Miura, as condições acima do acampamento 3, situado a 7.300 metros de altitude, são "inimaginavelmente duas", por isso serão muito cuidadosos para que todos possam regressar. Anteriormente, a equipe pretendia realizar a ascensão pelo lado Tibetano da montanha, porém devido aos intensos conflitos com a China, mudaram seus planos para o lado Nepalês.

Ja Foi o Recordista

O alpinista japonês, que já foi operado duas vezes no coração nos últimos dois anos, já subiu ao topo do Everest em 2003, quando possuía 70 anos, sendo na época o mais velho a alcançar o ponto mais alto montanha. Entretanto, três anos depois, outro japonês lhe tirou o recorde - Tomiyasu Ishikawa chegou ao cume do Everest aos 71 anos.

Miura afirma que bater o recorde não é tão importante, já que certamente outra pessoa o quebrará novamente. Em vez disso, disse Miura, ´é descobrir o que posso fazer.´

Os japoneses também detêm o recorde da mulher mais velha no Everest: Tamae Watanabe escalou a montanha em 2002, aos 63 anos.

De Longa Data

A relação entre Miura e o Everest, porém, já vem de longa data. Em 1970, o japonês subiu o monte Everest e se lançou esquiando ladeira abaixo. No momento da façanha se encontrava a 800 metros do topo.

Na ocasião da descida, ele estava provido de um pára-quedas que amorteceu a queda. Miura desceu os 2.400 metros pela encosta sul, durante os 2 minutos e 40 segundos mais longos de sua vida. O alpinista japonês caiu durante 1.320 pés na empinada face do Lhotse logo abaixo do Colo Sul.

O objetivo de Miura, na época, era a gravação da façanha em um documentário. Este ficou completo e venceu o Oscar, porém custou a vida de oito de seus companheiros.

Veja um trecho do documentário abaixo:

Publicidade:


Publicidade

Publicidade