Christian Stangl confessa que não fez cume no K2 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mentira!!!

Christian Stangl confessa que não fez cume no K2

Austríaco havia afirmado que culminou o K2, fato que o faria o único a conseguir esta façanha nesta temporada.

Fonte: Desnivel

Um auto-retrato, possivelmente tirado no cume da segunda montanha mais alta do mundo, levou diversas pessoas a questionar o feito de Stangl de haver sido a única pessoa a fazer cume no K2 nesta trágica temporada de enchentes e fortes monções do K2.

Na foto, o sol não aparece na posição correta e os dados EXIF da foto, que diz que tipo de câmera foi usada e que horas a foto foi batida, havia sido removida por um programa de edição de imagens.

Stangl que é conhecido por realizar escaladas rápidas teria feito cume na montanha em apenas 70 horas, o que também deixou desconfianças de outras pessoas que conhecem a montanha.

Após um mês de controvérsias, o austríaco revelou a verdade e assumiu que mentiu ao dizer que havia culminado o K2. “Estou muito triste, não queria ter enganado ninguém”. Disse Christian numa roda de imprensa em Viena.

Christian usou argumentos lúdicos para justificar sua mentira, dizendo estar alucinado pela escalada e que queria chegar ao topo de qualquer maneira, fato que o fez pensar que estava no cume. , Ao invés disso, Christian chegou apenas aos 7400 metros de altitude.

Projeto

Christian Stangl está para finalizar o projeto “Os 7 segundos”, que trata de ascender as segundas montanhas mais altas de cada continente. Para ele finalizar o projeto precisa escalar além do k2, o Monte Tyree, segunda montanha mais alta da Antártida.

Apesar da confusão pela mentira, o principal patrocinador de Christian, a marca suíça/austríaca Mammut continuará patrocinando o montanhista. No site da empresa, há um comunicado que diz que eles valorizam a honestidade de Stangl e que a Mammut está convencida de suas extraordinárias habilidades montanhísticas e não tem dúvidas de demais conquistas de Christian, apesar da decepção.

Fonte: Desnível


:: Veja Mais: Controvérsia no único cume no K2 em 2010

Publicidade:


Publicidade

Publicidade