Pedra do Baú assume posto de Monumento Natural - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
São Bento do Sapucaí

Pedra do Baú assume posto de Monumento Natural

Com cerca de 3.245 hectares, o complexo da Pedra do Paú, em São Bento do Sapucaí, está prestes a receber uma nova denominação.

Fonte: Agora Vale

O local, que costuma receber praticantes de montanhismo, brevemente passará a ser considerado um Monumento Natural. A decisão foi dada no final de Outubro, em reunião na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
 ,
Anteriormente à decisão, foram realizadas reuniões entre a Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA), Prefeitura da Estância Climática e moradores da cidade para apresentação de tópicos e discussão de dúvidas sobre o projeto.
 ,
A proposta
 ,
A proposta prevê a conservação da área da Pedra, que inclui três pontos de visitação: Bauzinho, Ana Chata e Pedra do Baú. Serão desenvolvidos também projetos que garantam a preservação de nascentes próximas ao local. Outra ideia do projeto é organizar um modelo de visitação que controle o número de turistas, apenas para evitar a deterioração do complexo.
 ,
A criação do Momumento Natural não necessitará a desapropriação de áreas. Segundo informações da Administração Municipal da Estância Climática, diferente da maioria das Unidades de Conservação de Proteção Integral, como os Parques e as Estações Ecológicas,que só podem ser formadas por terrenos de domínio público, a categoria Monumento Natural permite que se mantenham áreas particulares em seu interior.
 ,
A informação tranquiliza moradores que moram dentro do Complexo do Baú e temiam pela necessidade de desapropriações.
 ,
A Pedra do Baú é considerada um dos mais importantes pontos turísticos da região. A área é rica em diversidade de ambientes naturais, como campos de altitude, florestas e bosques de araucárias.
 ,
Após aprovação do texto, a etapa seguinte será a assinatura oficial do decreto pelo governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman.

Fonte: Agora Vale

Publicidade:


Publicidade

Publicidade