Primeiro 8000 paquistanês no inverno? - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
inédito

Primeiro 8000 paquistanês no inverno?

O Karakorum é notório pelo tempo ruim durante a temporada ideal que vai de junho a agosto. No inverno as condições são ainda piores. Os poucos que já estiveram na cadeia durante o inverno, descrevem condições deshumanas! Existem 5 montanhas com mais de 8000 metros no Paquistão e todos elas já foram conquistadas for diversas rotas. No entanto, ninguém pisou no cume do K2, Hidden Peak, Nanga Parbat, Broad Peak ou Gasherbrum II no inverno. Duas fortes expedições se encontram na região tentando colocar o primeiro ser humano no cume de um 8000 paquistanês no inverno.

Fonte: Barrabes - DonBowie

Os já experientes em escaladas invernais a montanhas de 8000 metros, Denis Urubko do Cazaquistão (primeira ascensão invernal do Makalu em 2009, além de todas as outras montanhas de 8000m sem oxigênio) e Simone Moro da Itália (primeira invernal do Makalu 2009 e primeira ascensão invernal do Shishapangma em 2005) estarão tentando o Gasherbrum II (8035m) a partir de 21 de dezembro próximo. A forte dupla será acompanhada pelo câmera e experiente alpinista técnico Cory Richards do Canadá. Denis e Simone são muito fiéis ao estilo alpino, fazendo suas ascensões sem cordas fixas, oxigênio ou sherpas.

Outra forte equipe que irá estar presente no mesmo acampamento-base é um grupo multinacional composto por Gerfried Goschi da Áustria, os canadenses Don Bowie, Louis Rousseau e Alex Chicon, e pelo basco Roberto "Gorri" Rojo. Esta equipe estará tentando o Hidden Peak (8080m). Don e Gorri dividiram acampamento-base com o colunista do AltaMontanha.com Maximo Kausch na última temporada no Gasherbrum I e II.

A expedição mandou 130 barris de equipamento para a base no fim de outubro. Segundo Don Bowie, que já tentou escalar o Broad Peak no inverno, é quase impossível aproximar a montanha a pé durante o inverno e os carregadores devem depositar as quase 4 toneladas de comida e equipamento no acampamento-base antes das tempestades de inverno começarem. A equipe teve muitos problemas para levar toda a carga até Skardu devido aos problemas gerados pelas enchentes na última monção. Durante a aproximação dos carregadores, uma avalanche de barro atingiu a caravana e 15 barris foram perdidos. Nenhum carregador se feriu gravemente. Segundo as últimas notícias, a carga perdida já foi substituída e já está na base. A data oficial para o início da expedição é 20 de janeiro.

Fonte: Barrabes / DonBowie

Publicidade:


Publicidade

Publicidade