Brasileiros finalizam a escalada no Salto Angel - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras

Publicidade

Big Wall

Brasileiros finalizam a escalada no Salto Angel

O Salto Angel, na Venezuela, é a maior cachoeira do mundo. Ela cai 979 metros de altura desde o topo do Auyantepuy, que é uma montanha em forma de mesa localizada no Sul daquele país, próximo ao Monte Roraima.

Fonte:

As paredes do Auyantepuy foram tocadas poucas vezes por escaladores. Além do isolamento da área, a burocracia do Parque Nacional Canaima, onde se localiza esta maravilha natural, dificultam as expedições.

A equipe formada por alguns dos melhores escaladores brasileiros, que inclui Waldemar Niclevicz, Sérgio Tartari, José Luiz Hartmann, Edmilson Padilha, Valdesir Machado e Orlei Junior, enfrentaram estas dificuldades e mesmo sem obter a permissão de Caracas, entraram na parede.

A equipe passou por momentos angustiantes, principalmente depois que divulgaram que já estavam na metade superior do Big Wall, no dia 9 de Fevereiro, o que impedia que eles pudessem regressar por baixo. A equipe ficou apreensiva, pois não sabia o que poderia acontecer com eles.

A sorte, no entanto, estava ao lado deles e as autoridades venezuelanas aceitaram com simpatia a expedição e os tratou muito bem, ao ponto que a própria escalada se tornou um atrativo turístico na região. Não é por menos, foram 17 dias de parede e a expedição era formada apenas por brasileiros, algo inédito, pois até nunca havia tido equipes 100% latino americanas nesta escalada.

Esta expedição foi chefiada por Waldemar Niclevicz que comemorou subindo o Salto Angel os 10 anos da bem sucedida expedição brasileira que galgou pela primeira vez o cume do Trango Tower no Paquistão, uma das escaladas mais extremas realizadas por brasileiros até então.

Com isso, Waldemar coloca em seu curriculum de montanha mais um grande desafio, mostrando que é um escalador eclético, com diversas ascensões em montanhas de 8 mil no Himalaia, montanhas de altitude nos Andes e montanhas rochosas. Este Big Wall, de acordo com ele, foi um dos mais difíceis que ele já fez, pois além da altura, tinha muitos trechos podres que aumentaram a tensão e potencializaram quedas grandes. A equipe ainda não se pronunciou sobre qual a graduação mais difícil encontrada na parede. Os escaladores regressarão , ao Brasil amanhã.






Publicidade


Serviços Especializados


Curso de escalada em Rocha

Publicidade

Publicidade