Rio de Janeiro recebe a 11° Mostra Internacional de Filmes de Montanha

0

Maior festival da América Latina será realizado de 12 a 14 de novembro no Cine Odeon Petrobras

Adrenalina, emoção e superação serão tônicas comuns na 11ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que acontece de 12 a 14 de novembro no Cine Odeon Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro. Durante o evento, o público poderá assistir exibições de filmes internacionais e nacionais, como o documentário “Caminhos da Mantiqueira”, de Galileu Garcia Junior.  Percorrendo estradas e histórias de vida, o longa metragem ilumina um pedaço do Brasil ainda obscuro para muitos brasileiros e usa da sensibilidade para retratar a identidade única da Serra da Mantiqueira. O documentário será exibido na estréia para convidados e público em geral.

O festival terá mais 12 filmes brasileiros que farão parte da Mostra Competitiva, que tem como objetivo incentivar a produção nacional de filmes de montanha. Eles concorrerão ao troféu “Corcovado” nas seguintes categorias: Melhor Filme – júri popular e oficial; Melhor Diretor – júri oficial; Melhor Fotografia – júri oficial; e Melhor Montagem – júri oficial.

Os destaques nacionais deste ano são os filmes “Red Bull Psicobloc” – de Andre Duck e Wiland Pinsdorf, a produção retrata a elite da escalada desafiando as falésias do sertão alagoano na chamada psicobloc, onde a queda para na água; “A Terra da Lua Partida” – dos cariocas Marcos Negrão e André Rangel sobre a falta de água no Himalaia, que também foi selecionado no Festival do Rio e premiado no Katmandu Mountain Film Festival e no Amsterdam Film Festival; e “Tepui – Escalada ao Salto Angel” – de Federico Sanz e Edemilson Padilha, o filme relata a escalada da cachoeira de Salto Angel, com 979 metros de altura, localizada na Venezuela, considerada uma conquista histórica para o montanhismo brasileiro.

“O interessante dos filmes nacionais deste ano é a diversidade de esportes e gênero dos filmes. São pelo menos cinco esportes e quatro modalidades de escalada: clássica, boulder, big wall e solo. Esta última é possível ver no filme Red Bull Psicobloc, onde o solo do escalador, que, em caso de queda, é parado na água. Tem filme ambiental como  'A Dança do Tempo'; cultural em 'A Terra da Lua Partida'; tem aventura com uma câmera na mão em 'Quanta Patagônia'.  Nos internacionais ainda teremos mais emoção. É diversão na certa”, analisa Alexandre Diniz, organizador do evento.

Na parte internacional, denominada Mostra Banff – World Tour do Banff Mountain Film Festival, noves filmes participam. Entre as produções que merecem maior atenção estão: “The Asgard Project” – vencedor como melhor filme de escalada no Festival de Banff e no Festival de Trento, Itália, o filme acompanha alpinistas em mais de 19 dias no Monte Asgard na Ilha de Baffin , no Ártico, debaixo de neve e frio para conquistar a grande face norte; “The Swiss Machine” – que mostra o recorde do suíço Ueli Steck escalando o Eiger; “The Longest Way” –  eleito melhor curta de montanha no Festival de Banf, é uma bem humorada jornada de Beijing a Urumqi; e “Second Nature” – curta onde a adrenalina rola solta no skate downhill de Noah Sakamoto, Patrick Rizzo e J.M. Duran por uma das estradas da High Sierras, Califórnia.

Além dos filmes, o público também poderá ver a exposição fotográfica “Mountain Biking 2.8”, de Pedro Cury. A exposição reúne fotos da excursão do fotógrafo pela Europa: Espanha, Itália, Áustria e Alemanha, entre outros. Incluindo a imagem do cartaz com os bikers Chus Castelhanos e Javier Molina com a Flucthorn ao fundo, uma montanha da cadeia de Silvretta, localizada em Tirol, nos Alpes Austríacos.

Programação:

Data: 12 a 14 de novembro
Sessões: Sábado e segunda – 19h e 21h
               Domingo – 18h e 20h
Local: Cinema Odeon Petrobras – Praça Cinelândia, Centro

Censura: Livre

Atrações:

Mostra Competitiva – Filmes nacionais
Mostra Banff – Filmes internacionais
Lançamento do documentário “Caminhos da Mantiqueira”, de Galileu Garcia Junior
Exposição Fotográfica – 'Mountain Biking 2.8”, de Pedro Cury.

Mais informações no site:
www.filmesdemontanha.com.br

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário