Alpinistas estão presos na região do Mont Blanc - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Por conta do mau tempo

Alpinistas estão presos na região do Mont Blanc

Dois alpinistas franceses estão há seis dias presos a 4 mil metros de altitude no Mont Blanc devido às más condições meteorológicas, que impediram o acesso dos serviços de resgate à área, informou a imprensa local nesta segunda-feira.

Fonte: EFE

A expedição da dupla, formada pelo guia Olivier Sourzac, de 47 anos, e uma cliente também francesa de 44 anos, começou na última quarta-feira, quando os dois partiram com o objetivo de chegar ao Linceul, uma montanha na face norte dos Grandes Jorasses.

O jornal Le Parisien relatou que na quinta-feira, após uma primeira noite passada na montanha, o tempo permanecia instável e embora o guia tivesse chamado os serviços de socorro para que os resgatassem, a intervenção não foi possível. Sourzac contou às autoridades locais que haviam ficado presos na cúpula do Mont Blanc, e que para se protegerem foi preciso fazer um buraco na neve.

'A situação é suportável. Não devem de ter cobertores, mas casacos de neve grossos que podem protegê-los. Meu irmão já tinha feito uma escalada difícil nos Alpes com a cliente, ele a conhece bem. Confio em sua lucidez para que sigam adiante, inclusive já começaram a se alongar', disse Bruno Sourzac ao Le Parisien.

A coordenação da operação de resgate, que foi novamente cancelada na manhã desta segunda-feira devido ao mau tempo, está sendo realizada por equipes de socorristas italianos com base em Courmayeur e Aosta, auxiliados pelos especialistas franceses.

O último contato com os dois alpinistas foi feito na sexta-feira, e na ocasião o guia advertiu que seu telefone celular estava ficando sem bateria.

Apesar das tentativas fracassadas de resgate, que ocorreram por terra e ar, segundo o 'Le Parisien' a equipe de socorro não tem intenção de desistir e conta com três helicópteros em prontidão, um do lado italiano e outros dois no território francês, para decolar assim que as condições permitirem.

Em fevereiro de 1971, segundo relembrou a imprensa francesa, o alpinista René Desmaison ficou preso durante 15 dias na mesma região ao lado de um companheiro que morreu dias antes que os guias chegassem.

:: Atualização - Alpinistas franceses presos no Mont Blanc são encontrados mortos

Publicidade:


Publicidade

Publicidade