CBME foi à Alemanha discutir inclusão da escalada nas Olimpíadas - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Sonho olímpico

CBME foi à Alemanha discutir inclusão da escalada nas Olimpíadas

O presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) esteve recentemente em Munich, Alemanha, onde participou de evento da IFSC sobre a inclusão da escalada nas Olimpíadas.

Fonte: Blog do Eliseu Frechou

Viajando com recursos próprios, o presidente da CBME, Silvério Nery, esteve na Alemanha representando o Brasil em uma reunião da Federação Internacional de Escalada esportiva  (IFSC em inglês) sobre a possível entrada da escalada esportiva nos jogos olímpicos de 2020.

O sonho da inclusão da escalada com esporte olímpico é antigo e depende de diversos fatores esportivos, como existência de campeonatos em muitos países, filiação de países em uma entidade administrativa global do esporte, popularidade da atividade esportiva, etc...

De acordo com Silvério Nery, a escalada tem 15% de chances de se tornar um esporte olímpico em 2020. Neste ano, a escalada foi escolhido junto com outros 8 esportes como possíveis esportes olímpicos. No ano que vem, apenas 4 esportes estarão na lista.

Campeonatos de escalada no Brasil

Apesar do sonho da escalada como esporte Olímpico, no Brasil as competições de escalada sofreram um grande declínio no país. Neste ano não houveram competições oficiais em estados onde a atividade já é mais tradicional, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O campeonato brasileiro, que costumava ter etapas em diversas capitais do país, foi decidido em etapa única, realizada no ginásio Rokaz de Belo Horizonte e não houve a formação de uma seleção juvenil de escalada, como nos anos anteriores.

No ano que vem, com a realização da I Semana do Montanhismo Brasileiro, a questão da organização das competições oficiais no Brasil será debatida. É previsto, inclusive, a realização de uma etapa do Brasileiro durante o evento.

Fonte: Blog do Eliseu Frechou
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade