Brasil terá um novo monumento natural - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Rio + 20

Brasil terá um novo monumento natural

Anuncio foi dado durante conferência na cúpula das montanhas na Rio + 20.

Fonte: Mountain Pavillion

 

A criação de um novo monumento natural no Pico do Itaguaré, na Serra da Mantiqueira em São Paulo foi anunciada por André Ilha, diretor do INEA, Instituto de Biodiversidade Estado do Meio Ambiente (Rio de Janeiro), durante o painel "Criação, gestão e integração das áreas protegidas de montanha no Brasil e no mundo andino", realizada em 18 de junho no Pavilhão de Montanha, Rio de Janeiro, como parte das atividades da Cúpula Rio +20.
 
O encontro foi organizado pela ONG e Crescente Fértil Mosaico Mantiqueira que também falou sobre as experiências em áreas de montanha gestão protegidos, como a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira. Também falou sobre as perspectivas para a conservação das montanhas do estado de São Paulo: Mantiqueira - Bocaina - Serra do Mar. Outras experiências foram apresentadas Cúpulas Projeto Costa em Piura, Peru, territórios gestão na Cordilheira dos Andes e o papel dos montanhistas para a conservação e gestão de áreas protegidas.
 
A reunião proporcionou uma importante troca de informações sobre as estratégias e os desafios da conservação das montanhas a partir da perspectiva dos gestores públicos e ONGs brasileiras, peruana e regional.  
 
Outro anúncio importante foi a criação do Parque Estadual da  Pedra Selada com mais de 8 000 hectares. A mais recente área protegida do estado também é um novo membro do Mosaico Mantiqueira.
 
Entre as organizações que participam deste encontro foi a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, Oikos Instituto de Agroecologia no Brasil, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), a Confederação Brasileira Montanhismo e Caminhadas (CBME), Summit Projeto Costa - Mountain Institute (escritório Peru) e o Consórcio para o Desenvolvimento da Ecorregião Andina (CONDESAN).
 
Fonte: Mountain Pavillion - Peru

Publicidade:


Publicidade

Publicidade