Vitamina conta a história da Serra da Prata e do litoral paranaense - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
História

Vitamina conta a história da Serra da Prata e do litoral paranaense

Montanhista Paulo Henrique Schmidlin, ou simplesmente “Vitamina” é uma lenda viva do montanhista paranaense. Curador do patrimônio natural do Estado do Paraná, este ex. advogado e grande contador da história relata sua pesquisa sobre as origens do Paraná e a relação desta história com a Serra do Mar.

Fonte: Redação

Montanhista há mais de meio século, Vitamina ainda trabalha para manter acesa a história do montanhismo no Paraná. Conquistador de montanhas na Serra do Mar e idealizador de travessias até hoje desafiadoras, como a famosa Alfa Omega, que percorre todos os cumes da Serra do Marumbi, Vitamina ainda tem tempo para se dedicar ao resgate de histórias que vai além do montanhismo.

Com cerca de 9 livros para lançar, o lendário montanhista conta sua versão sobre a história da Serra do Prata, localizada entre as baias de Paranaguá e Guaratuba, uma Serra até hoje pouco freqüentada que tem seu ponto culminante a Torre do Prata, com quase 1500 metros de altitude que se elevam diretamente da praia em Matinhos, num dos desníveis topográficos mais impressionantes do Brasil.

De acordo com Vitamina, A Serra da Prata tem uma geografia ímpar, e uma história singular, exatamente por ter esta característica tão marcante, que dá sustentabilidade pra diversos ecossistemas. O montanhista, que faz um verdadeiro trabalho de historiador, fala das influencia da Serra na vida e na consolidação do território paranaense, relacionando a colonização do litoral e a conquista do planalto, assim como as dificuldades em vencer a Serra nos anos da fundação do Brasil.

Confira o artigo na íntegra:

::Um pouco de história do litoral e da Serra da Prata (PR)
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade