Inea promove Consulta Pública para ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Espaço para a sociedade.

Inea promove Consulta Pública para ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fará no próximo dia 30, às 19h, no Colégio Itapuca (Avenida Ernani de Faria Alves, 124 – Piratininga), em Niterói,consulta pública sobre a proposta de ampliação do Parque Estadual da Serra daTiririca (Peset). Situado no limite entre Niterói e Maricá, a unidade será ampliada dos atuais 2.260 hectares para 3.520 hectares, incorporando cerca de 90% da Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro, além das Ilhas do Pai, da Mãe da Menina.

Fonte: Serviço de Planejamento e Pesquisa Inea

 

A ampliação do parque vai proporcionar maior proteção à biodiversidade da região. As áreas da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro, situada a oeste do Peset, possuem relevo montanhoso, abrangendo os morros do Cantagalo e do Jacaré e as serras Grande e do Malheiro, com altitudes médias acima de 250 metros e ponto culminante na Pedra do Cantagalo (407 m). A incorporação vai resultar na adequação da área ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que não mais prevê a Reserva Ecológica entre as categorias de áreas protegidas.

As ilhas do Pai, da Mãe e da Menina, além de grande beleza cênica, são importante refúgio para as aves marinhas. As áreas rochosas submersas não serão incorporadas ao parque, o que garante a continuidade da sua utilização pela comunidade pesqueira de Itaipu.

A ampliação do Peset será fundamental para a preservação de um importante patrimônio natural, protegendo nascentes, encostas e uma importante biodiversidade, que prestam diversos serviços ambientais à região. Além disso, essa medida poderá incrementar o ICMS ecológico recebido pelo município, e agregará valor à Região Oceânica de Niterói, favorecendo a economia e o turismo local.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Gerência deUnidades de Conservação de Proteção Integral do Inea, pelo telefone (21)2334-6207, ou com a administração do Parque Estadual Serra da Tiririca, pelo telefone (21) 2638-4411, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


-- 

Serviço de Planejamento e Pesquisa

Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas

Instituto Estadual do Ambiente

 

Av. Venezuela, 110 sl 315- Saúde

CEP 20081- 312

 

Tel: (21) 2334-6207

 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade