Livro: Atividades de Aventura: Em busca do conhecimento - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Lançamento do livro

Livro: Atividades de Aventura: Em busca do conhecimento

O escalador e professor Dimitri Wuo Pereira lança seu segundo livro.

Fonte: Redação

Dimitri é conhecido por seu projeto de inserir a escalada em escolas de São Paulo e por ter incentivado a formação de muitos jovens no esporte. O maior campeão de escalada brasileiro, Cesar Grosso, foi um dos que começaram no esporte através de seu projeto. Ele é autor do livro “Escalada”.


Dimitri comenta o novo livro, em que ele é organizador:


Os rumos da humanidade alteram-se constantemente, como parte da natureza de todas as coisas, isto é, a transformação que o filósofo Heráclito na Grécia antiga já propunha como essência da vida.

Na atualidade dois aspectos, que fazem parte desse processo de reorganização são as mudanças no conhecimento com quebras de paradigmas que dominaram o pensamento até o século passado e que podem ser observados pelo avanço tecnológico, a globalização e a ruptura com a ciência clássica, e um segundo aspecto que é a expansão das atividades de aventura em especial no final do século XX, propondo um novo olhar sobre o corpo e movimento na sua relação com o meio ambiente.

Esse livro, fruto da investigação e da experiência de professores e pós graduandos do curso de Esportes e Atividades de Aventura das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo procura articular o conhecimento e a aventura, pois percebe-se que além da prática e envolvimento com essas atividades, é necessário compreender o que se faz, como se faz e porque se faz, qualquer que seja o objeto de estudo, afinal todo conhecimento só faz sentido dentro de um contexto, de uma historicidade, de uma realidade vivida.


Descrever situações experimentadas na natureza, registrar fatos vividos nos ambientes de aventura, reverenciar os praticantes da aventura outorgando-lhes a importância da imortalidade de seus feitos, reconhecer as publicações que dão sentido simbólico às vivências, propor metodologias de ensino, criar projetos sociais, encontrar a intersecção que a aventura proporciona entre áreas de conhecimento distintas, e identificar os benefícios e cuidados com a prática são as maiores contribuições dos textos.

Lançamento do livro será no SESC SANTO AMARO, rua Amador Bueno, 505 – São Paulo.
Valor de lançamento R$ 24,00
 
Programação:


02/03
10h30 oficina de escalada - Fred
12h30 oficina de parkour - Luiz Bastos
14h30 oficina de slackline
16h30 palestra de cicloturismo - Mateus e Fred
19h lançamento do livro - autores
 
03/03
10h30 palestra heróis da aventura - Dimitri
12h oficina mergulho - Dimitri
14h oficina surf - Luana
16h oficina stand up - Tania
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade