O resgate de helicóptero mais alto já registrado - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Na yellow band, Everest, a 7800m!

O resgate de helicóptero mais alto já registrado

Aconteceu a 7800m de altitude, na yellow band, na parede do Lhotse. Um canadense em apuros teve a ajuda do helicóptero de Simore Moro pilotado pod Maurizio Dolini. Que impressionante!

Fonte: desnivel.com

O resgate aconteceu em 21 de maio, às 13:30h, horário de Nepal. O resgatado foi Sudarshan Gautam de 30 anos, canadense de origem nepalesa. Gautam fez cume no Everest n odia 20 em sua campanha que diz que um amputado não é incapaz, e ele não tem ambos os braços!

Um grupo de sherpas liderado por Pasang Tenzing o ajudou desde os 8500 metros pois ele encontrou dificuldades, o levando até o colo sul a 7.950 metros de altitude. No dia seguinte, baixaram mais ainda mas não adiantou muito pois o cansaço dos sherpas e a dificuldade do terreno no yellow band dificultou a descida, por isso o resgate record.
 
Poucos dias antes disso, o helicóptero de Simone Moro já havia batido um record de resgate mais alto no Everest ao salvar um montanhista do Taiwan a 7.010 metros de alttude. Simone Moro, Maurizio Folini e Armin Senoner são um grupo de resgate italiano que, atuando com a colaboração da Fishtailair, opera durante a temporada pré-monção na região do Everest.
 
Impressionante não?
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade