Victor Carvalho faz cume no Pik Lenin no Quirguistão

0

Montanhista paulista é oficial bombeiro e participa do CAP, é sua primeira experiência na Ásia. Pik Lenin tem 7134 mts de altitude.

O montanhista e bombeiro Victor Carvalho noticiou que escalou com sucesso o Pik Lenin, de 7134 metros localizado no Quirguistão, na Ásia Central. Esta montanha é uma das maiores da antiga URSS e é uma das montanhas que faz parte do conjunto “Leopardo das Neves” (montanhas co mais de 7 mil metros da antiga União Soviética).


Confira os detalhes nas palabras do próprio Victor Carvalho:


É com muito felicidade que confirmo o sucesso da escalada do Pik Lenin, com seus 7.134m, no Quirguistao. Atingi o cume no dia 19 de julho de 2013, às 11h34min, numa investida de 11h30 de caminhada, entre subida ao cume e retorno ao C3 (6.100m). A escalada, que perdurou entre os dias 03 e 21 de julho foi mais dura que imaginava, tendo realizado 4 travessias do glaciar Lenin, duas das quais solo por falta de parceiro. Outro complicador foi a grande quantidade de neve, que de acordo com os guias locais teve a maior concentração em dez anos. Ao todo foram 6 noites no acampamento-base (3.600m), 6 noites no acampamento 1 (4.400m), 3 noites no acampamento 2 (5.300m) e 2 noites no acampamento 3 (6.100m). Uma polonesa teve HAPE (Edema Pulmonar provocado por Alta Altitude) no acampamento 2 e teve de se resgatada. Agradeço a todos pela energia. Agora e hora de voltar! Assim que puder disponibilizar fotos (inclusive as de cume)!


Grande Abraço!
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário