Montanhista Vitamina conta como era fazer montanha na época da Ditadura - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
50 anos do golpe militar

Montanhista Vitamina conta como era fazer montanha na época da Ditadura

O montanhista paranaense Henrique Paulo "Vitamina" Schmidlin relembra como era fazer montanhismo na época da ditadura. Assista ao vídeo da RPC TV, filial da Globo de Curitiba.

Fonte: Redação

Em entrevista ao programa Bom Dia Paraná, o montanhista Paulo Henrique Schmidlin, o "Vitamina", contou como era fazer montanhismo na época da Ditadura.

De acordo com ele, a perda de liberdade não se deu apenas no dia a dia e ele sentiu na pele como foi a perseguição, contando episódios com bastante humor sobre alguns casos.

Dentre estes casos, está a história de quando eles foram construir um refúgio em montanha e os militares acharam que ele estaria levando morteiros para esconder na Serra. Em outro caso, ele esteve conversando com um calceteiro (pessoa que lavra paralelepípedos) e obteve dele a fórmula de fazer pólvoro, o que causou alvoroço entre as autoridades.

Apesar do montanhismo ser considerada uma atividade subsersiva e o Vitamina ser um destaque no meio, ele não chegou a ser preso pois os militares nunca souberam seu nome verdadeiro.

Confira a entrevista dada ao Programa Bom Dia Paraná no especial dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil.

:: Entrevista Vitamina sobre as trapalhadas do Golpe de 1964.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade