Montanhista Vitamina conta como era fazer montanha na época da Ditadura

0

O montanhista paranaense Henrique Paulo “Vitamina” Schmidlin relembra como era fazer montanhismo na época da ditadura. Assista ao vídeo da RPC TV, filial da Globo de Curitiba.

Em entrevista ao programa Bom Dia Paraná, o montanhista Paulo Henrique Schmidlin, o "Vitamina", contou como era fazer montanhismo na época da Ditadura.

De acordo com ele, a perda de liberdade não se deu apenas no dia a dia e ele sentiu na pele como foi a perseguição, contando episódios com bastante humor sobre alguns casos.

Dentre estes casos, está a história de quando eles foram construir um refúgio em montanha e os militares acharam que ele estaria levando morteiros para esconder na Serra. Em outro caso, ele esteve conversando com um calceteiro (pessoa que lavra paralelepípedos) e obteve dele a fórmula de fazer pólvoro, o que causou alvoroço entre as autoridades.

Apesar do montanhismo ser considerada uma atividade subsersiva e o Vitamina ser um destaque no meio, ele não chegou a ser preso pois os militares nunca souberam seu nome verdadeiro.

Confira a entrevista dada ao Programa Bom Dia Paraná no especial dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil.

:: Entrevista Vitamina sobre as trapalhadas do Golpe de 1964.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário