Veja como foi o Makalu Ice Climbing Festival 2014 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Aos pés do Aconcagua

Veja como foi o Makalu Ice Climbing Festival 2014

O MAKALU ICE CLIMBING FESTIVAL reuniu personalidades da escalada em gelo, montanhismo e muitos curiosos na região de Vallecitos.

Fonte: Redação

Já antes do início do evento, as intermináveis filas de carros na pequena estrada que leva à região de Vallecitos, apontavam que em 2014 o evento seria um sucesso!

O prestigiado festival realizado em Mendoza há sete anos, é o único gênero na Argentina e engloba uma série de competições envolvendo a escalada em gelo.

Segundo o Brasileiro Humberto Camara Junior, organizador do evento, é ótimo olhar para trás e ver que hoje existe uma centena de competidores e praticantes de escalada em cascatas congeladas de altíssima qualidade, e que este esporte atinge milhares de pessoas, empresas que trabalham no setor do turismo e essa cobertura da mídia excelente.

A versão 2014 do Festival contou ainda com novidades: O patrocínio da excelente marca de equipamentos Makalu, empresa líder no seguimento argentino de roupas e equipamentos para o frio e que em 2014 iniciou um plano de expansão ao mercado brasileiro - Os produtos da Makalu podem ser encontrados na Loja Alta Montanha. Ainda como novidade, pela primeira vez o Parque de Gelo abriu as suas portas a quem pretendia escalar sua primeira cascata congelada, gratuitamente, supervisionados por guias de montanha profissional da equipe VENTONEGRO.

O resultado foi incrível: crianças, jovens e adultos tentaram escalar a verticalidade das cascatas, sendo auxiliados de forma personalizada e com equipamentos de última geração, onde puderam sentir como o gelo trabalha contra o aço dos equipamentos e respiraram mais de perto esse maravilhoso ar com cheiro do frio.

O dois dias do festival contaram com muito sol, que trouxe um agradável calor ao evento. Já a noite, esse calor era trazido pelas fogueiras, que entoavam os bate papos entre as pessoas e competidores. Muitos, inclusive, preferindo a paisagem da alta montanha, escolhendo dormir nas pequenas barracas e deixando os abrigos para que fossem utilizados como ponto de encontro para longos bate papos.

Além dos Argentinos, maioria no evento, foi verificado a presença de muitos turistas e competidores de outros países, principalmente brasileiros, que trouxeram um ar internacional ao festival.

Segundo Humberto Câmara Junior, após oito anos, o Festival já se encontra preparado para avançar ao próximo nível, de repente sediando uma etapa do Campeonato Mundial, organizado pela UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo.

“Nosso parque de escalada no gelo foi criado com a ideia de ser um lugar onde os atletas pudessem ser expostos e avaliados para uma etapa do Campeonato do mundo Contamos com o apoio do governo, através da Dirección Nacional de Vialidad que preparou as estradas, cedeu um abrigo e deu todo o suporte necessário ao turismo e as famílias.

Contamos com o apoio da mídia e dos fabricantes de equipamentos. Temos excelentes juízes e guias de montanha, formados por instituições de ensino argentinas, especializadas em montanhismo. Por estas razões, acreditamos que a Argentina amadureceu o suficiente para avançar para a próxima etapa a nível internacional.

A mídia vai ajudar que para diminuir o fosso entre o produtor e o consumidor.”

O organizador do evento, Humberto Câmara Júnior, é brasileiro e reside em Mendoza há mais de dez anos. Formou-se Guia de Montanha, obtendo o título de Guia Profissional de montanha, na EPGAMT, escola Provincial de guias de alta montanha & Trekking Cnel. Valentín Ugarte.

Também é uma ávido alpinista, que dedica seu tempo livre para divulgar o esporte e a promover os valores da solidariedade e da cooperação entre montanhistas.

Nos próximos dias partirá para a escalada de montanhas de mais de 7000 metros em países da antiga União Soviética, para em seguida retornar ao seu papel como um guia no Aconcágua a partir de novembro.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade