Davi Marski já está na Bolívia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Oeste do Huayna Potosi

Davi Marski já está na Bolívia

O montanhista de Campinas, SP, já está na Bolívia nos preparativos para a escalada da Face Oeste do Huayna Potosi.

Fonte:

Huayna Potosí é uma montanha de 6088 metros que se localiza na Cordilheira Real, próxima à capital, La Paz.

Antes de partir para a escalada da Face Oeste da montanha, que é uma das maiores paredes da Bolívia e uma escalada inédita para brasileiros, Marski estará na região do Condoriri para ministrar aulas de escalada em gelo.

Davi se encontrou com o mineiro Dirceu Rodrigues e ambos já estão em La Paz. A história de Marski com a Oeste do Huayna é longa, senda esta a terceira vez que ele vai à Bolívia com o plano de fazer o cume por lá.

A escalada por este lado da montanha demora mais ou menos 12 horas em um ritmo forte. Os trechos mais difíceis são a escalada de um glaciar suspenso, onde são comuns avalanches. No trecho final costuma ter muitos pináculos de gelo de grande dificuldade, pois já não se pode voltar naquela altura e também não dá pra proteger bem as passadas devido a neve fofa.

Marski prevê uma travessia pela montanha, já que descer pela rota normal, pelo lado sudeste é muito mais seguro que rapelar a face Oeste. Assim, o pernoite a ser realizado pelo montanhistai na face Oeste será em bivaque.

Davi Marski é um dos montanhistas mais experientes do Brasil. Ele realiza expedições aos Andes e Alpes desde de 1992, já tendo alcançado algumas das montanhas mais altas e bonitas destas cordilheiras montanhosas. Ele é o autor de um dos melhores sites sobre montanhismo no Brasil e incentivador da escalada na região de Campinas, tendo conquistado várias vias na Pedreira do Garcia, que têm se firmado um importante "campo escola" da escalada na região.

Saiba mais sobre a expedição de Davi Marski em seu blog

Publicidade:


Publicidade

Publicidade