Garota de 14 anos é a pessoa mais jovem a escalar o Chimborazo no Equador

0

Daniela Calapiña de apenas 14 anos é a mais jovem promessa do montanhismo equatoriano. Ela acaba de escalar a montanha mais alta de seu país e pretende em um curto prazo de tempo escalar o Aconcagua e se tudo der certo, escalar no Himalaia.

O Chimborazo é uma montanha emblemática. É a montanha mais alta do Equador e foi a primeira montanha acima dos 6 mil metros a ser escalada nos Andes (em 1880 por Edward Whymper). Ponto mais distante do centro da terra, que já chegou por isso ser considerado como a mais alta montanha do mundo. O topo de seus 6267 metros de altitude conheceu mais uma história e mais um recorde. A pequena Daniela Calapiña, de apenas 14 anos, acaba de chegar em sua cima, tornando-se assim a mais jovem pessoa a fazer cume na montanha. 
 
A jovem escalou a montanha no dia 17 de setembro, junto com seu instrutor Pablo Chiquiza, seu pai Manuel Calapiña e uma amiga da família. A escalada começou as 23:30 horas do dia anterior e o grupo chegou ao cume por volta das 7:10 da manhã. As 10:30 o grupo já estava de volta em segurança no refúgio Carrel, localizado na base da montanha.
 
Daniela pratica montanhismo desde os 8 anos de idade e há 2 anos participa de corridas de aventura, onde já conseguiu primeiro lugar em várias ocasiões. Daniela também pratica escalada em rocha e em gelo e faz treinamento físico e psicológico para enfrentar as grandes altitudes.
 
O Chimborazo serviu de termômetro para a jovem saber sua capacidade para enfrentar o próximo desafio, escalar o Aconcagua na Argentina, viagem que ela pretende realizar em fevereiro de 2017.
 
Seu sonho, no entanto, é ainda mais alto. A jovem andinista equatoriana pretende aos 17 anos escalar o Everest ou o K2. 
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário