Nova rota no Gasherbrum I - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Karakorum

Nova rota no Gasherbrum I

A dupla russa, Valery Babanov e Victor Afanasiev, abriu um novo itinerário em estilo alpino na vertente sudoeste do GI, duas semanas depois de sua abertura no Broad Peak. Os dois pretendem culminar sua trilogia com uma nova rota no GII.

Fonte:

No final de julho, Valery Babanov e Víctor Afanasiev coroavam o Broad Peak. Mas seus objetivos não acabavam por aí. Imediatamente depois, os dois russos seguiam rumo ao Gasherbrum I, cujo topo alcançaram em estilo alpino, em quatro dias e abrindo uma nova rota pela vertente sudoeste da montanha.

Além das conhecidas dificuldades que marcam uma ascensão desta magnitude, na noite de 30 de julho, a segunda que passavam na parede, algumas rochas se desprenderam e atingiram sua barraca, golpeando na cabeça Afanasiev. Babanov recorda: “Pensei que havia acabado a ascensão”. Entretanto, a dificuldade escolhida não lhes permitia regressar pela mesma rota com a qual haviam alcançado seu segundo campo de altitude. “Poderia ter sido muito mais perigoso”. Valery passou uma longa noite tratando de estancar o sangramento de Afanasiev. “Houveram momentos de pânico”, relata Babanov.

A retirada passaria através da aresta. Quando chegaram a esta, Afanasiev “decidiu que se encontrava suficientemente forte para chegar ao topo”. As condições meteorológicas, excelentes, se puseram ao lado dos russos.

Apenas duas semanas antes, Valery e Víctor haviam estabelecido uma rota na face oeste do Broad, em estilo alpino e encontrando dificuldades de VI, WI5, M6 e 90 graus de inclinação naqueles 3.000 metros de desnível que seguiram até o cume.

Com informações de Desnivel

Publicidade:


Publicidade

Publicidade