Bicicletada Curitiba: Uma luta pelo direito de pedalar! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Bicicleta é transporte!

Bicicletada Curitiba: Uma luta pelo direito de pedalar!

Conheça o movimento Bicicletada Curitiba e sua luta por uma cidade mais limpa e mais humana sob duas rodas e sem motor.

Fonte:

A bicicletada é um movimento que acontece em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Inspirada pelo movimento de massa crítica, a Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte não-motorizados e a cidadania.

Assim como em diversas cidades brasileiras, a bicicletada Curitiba consiste numa pedalada pacífica de aproximadamente uma hora realizada uma vez por mês pelo centro da cidade, preferencialmente nas ruas de maior movimento. A justificativa do movimento é lutar pelo direito de circular com tranqüilidade todos os dias.

A bicicleta é um meio de locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade. Os integrantes da bicicletada trocam experiências para consolidar alternativas de locomoção, ocupando o espaço público para promover a convivência.

Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. Sem esquecer de tratar com respeito motoristas, pedestres e ciclistas para dar o exemplo de uma postura civilizada e agradável a todos.

Bicicletada e o poder público: Uma queda de braços.

A Bicicletada participa frequentemente de reuniões de órgãos públicos para incluir a bicicleta no planejamento da cidade. Em Curitiba, o orgão responsável para tais ações é o IPPUC (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba) e as principais exigências, no momento, são:

  • Aumento da rede cicloviária
  • Manutenção da rede cicloviária atual
  • Adoção do sistema de bicicletas públicas

No momento existem diversos planos de revitalização de avenidas no centro da cidade e se Curitiba for eleita uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, haverá dinheiro e interesse em transformar o trânsito do município, entretanto, é preciso fazer pressão para que os orgãos públicos reconheçam a bicicleta como uma alternativa de transporte e não somente de lazer.

Conheça e faça parte da Bicicletada, seja em Curitiba ou na sua cidade:

Publicidade:


Publicidade

Publicidade