Devo comprar bota um numero maior?

0

Devo comprar uma bota um numero maior que calço? Esta pergunta é frequente e a resposta depende do seu uso.

Trabalhando numa loja de equipamentos de montanhismo eu ouço esta pergunta todos os dias e também vejo todos os dias pessoas comprando botas maiores que seus pés porque receberam esta recomendação.
A estas pessoas eu sempre dou um alerta: A necessidade de comprar um número maior do que você calça é um mito. No entanto às vezes é necessário.
O mito de que é necessário comprar uma bota maior que o número que você calça é antigo e sua origem se dá com as antigas botas e coturnos de couro que era muito utilizada no Brasil antes do país abrir sua economia e se modernizar na década de 1990. Estes coturnos estilo militar eram tão ruins, tão desconfortáveis e duros que sempre causavam bolhas nos pés. O uso prolongado destes calçados, extremamente inadequados para nossa realidade de trilhas e montanhas no país causava até perda das unhas!

Bota de trekking

Para evitar este tipo de inconveniente, os clubes de excursionismo e montanhismo Brasil afora recomendavam que seus sócios comprassem um número maior e usassem estas botas horrorosas com duas meias, de forma que elas protegessem os pés da aberração que eram estes calçados. Felizmente esta época acabou, mas o mito de que é necessário comprar botas um número maior permanece.

As botas de hoje não são diferentes dos calçados normais em termos de conforto. Eu diria até que são ainda mais confortáveis, pois protegem os pés das intempéries do clima. Moro em Curitiba e quem conhece minha cidade sabe como são as calçadas e o clima chuvoso. Utilizo botas todos os dias e meu pé sempre fica seco. Assim garanto meu conforto térmico enquanto meus colegas ficam com seus pés e meias molhadas o dia todo.
Quando falo em conforto das botas de hoje, não posso excluir quase nenhuma marca. Botas nacionais aprenderam e se adequaram à concorrência, produzindo produtos excelentes, como a Snake e a Vento. As importadas mais recomendadas são aquelas destinadas à montanha, que tem impermeabilidade e são bem modernas, como Scarpa, Salomon, La Sportiva e Five Ten. Não irei falar de modelos. Em termos gerais para todas estas marcas citadas deve-se comprar o exato número que você calça, tendo apenas o cuidado de converter a unidade de medida, pois algumas usam medidas europeias e outras americanas à unidade brasileira. Para quem tem alguma dúvida abaixo temos uma tabela de conversão:

A exceção: Quando é necessário ter botas maiores que seu pé

Bota Boreal Super Latok. Exemplo de bota para alta montanha

Como toda regra há uma exceção, é necessário tomar cuidado quando você for usar uma bota em ambiente muito frio e quando falo em frio não estou falando de Campos de Jordão e nem Curitiba e nem Urubici. Estou falando de ambientes como altas montanhas, regiões polares ou regiões temperadas no inverno.

Botas duplas, que são as botas usadas para escalada em montanhas de altitude, devem sempre ser usadas com meias grossas e um liner por baixo. Por isso é recomendável que se compra dois números maiores que o pé.
Se quiser saber mais sobre botas de alta montanha, não deixe de conferir o vídeo abaixo:
Pessoas que viajam para locais como Caminho de Santiago de Compostela geralmente acha que vai precisar comprar uma bota maior, mas se você for percorrer o caminho no verão isso é desnecessário, pois nesta época do ano faz tanto calor quanto no Brasil. O mesmo ocorre com pessoas que vão ao verão para a Patagônia, Canadá e outros locais da Europa. Nestes locais no verão não é necessário usar meias grossas e portanto não precisa de botas maiores. Do contrário, no inverno, sim.

Tipos de pé

Outra exceção se dá pelo tipo de pé. Quem tem pé fino e alongado, o pé do tipo Grego, que tem o dedo do meio maior que o dedão, geralmente tem desconforto com botas justas. Se você tem o pé do meio (figura abaixo), experimente um número maior até para botas de trekking normais.

Tipos de pé. Fonte Vix.com

Pés que incham

Muitas pessoas dizem que usam botas um número maior por que seus pés incham durante a caminhada.

Porém este tipo de sintoma não é um bom indicativo. Se você é um que incha na caminha considere que está se hidratando mal. Geralmente o pé inchado é retenção de liquido. Isso ocorre porque na caminhada a gente desidrata mais que o normalmente, mas não repões de forma adequada.

Você também pode ter um problema de circulação ou pressão. Para saber se o problema é mais grave, observe a cor de sua urina ao caminhar. Se você estiver inchado e com urina muito amarela, beba água. Se não, consulte um médico e veja como está sua circulação.

Concluindo

Botas são como calçados normais hoje em dia e deve-se usar o mesmo número que você calça normalmente. A exceção é quando se compra calçados para neve ou vai para locais muito frios.
Se você for usar a bota no Brasil (incluindo Monte Roraima), aproximação a montanhas nos Andes, trekking ao campo base do Everest, Caminho de Santiago, Canadá e Europa no verão use sempre bota no mesmo tamanho de seu pé. Caso contrário terá bolhas e muitos desconfortos.
Veja mais:
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.