Manutenção e conserto de Barracas: Como resolver os principais problemas?

6

Barracas são produtos que precisam sempre estar em perfeito estado de funcionamento. Imagine dormir numa barraca que perdeu impermeabilidade durante uma chuva? Ou uma barraca com vareta quebrada? Ou ainda uma que não fecha mais? Pois bem este problemas são recorrentes e neste artigo damos dicas para manter e prevenir problemas.

 

Antes de começar este artigo, é preciso salientar que existem barracas e BARRACAS. Você pode gastar 50 reais em uma barraquinha sem toldo no supermercado ou mais de 3 mil reais numa barraca 4 estações para alta montanha. Ou seja, há produtos que são para uso muito ocasional e que não resistirão muitos usos. Há outros produtos que são feitos para resistir as piores intempéries do mundo, porém podem quebrar no primeiro uso caso você tenha o azar de estar na montanha durante o pior episódio climático da história.

As barracas feitas para durar têm sempre garantia em caso de defeito de fabricação. Uma costura mal selada, um trecho mal costurado etc, são problemas de fabricação cobertos por garantia. No entanto, se acampando o vento quebrou uma vareta, se o tecido da aba emperrou o zíper ou se você rasgou o piso porque acampou em um lugar com pedras afiadas e espinhos, são exemplos de problemas decorrentes do uso e não são cobertos pela garantia oferecida pelo fabricantes.

Neste artigo pretendemos dar dicas de usos para evitar estes problemas e assim aumentar a vida útil de seu equipamento e prevenir eventuais dificuldades quando em uso.

Para delimitar nosso entendimento, podemos dividir em 3 as principais questões que envolvem a grande maioria dos problemas em barracas: Varetas, Impermeabilidade e Zíperes.

Manutenção e conserto de varetas de barracas

As varetas são os principais problemas que ocorrem nas barracas. Acontece com muita frequência em vésperas de feriados recebermos telefonemas de pessoas desesperadas à procura de varetas. O perfil é sempre o mesmo: Gente que acampa uma vez por ano e por isso tem uma barraca barata parada há bastante tempo e descobre que a vareta está quebrada.

Varetas de alumínio tendem a rachar e quebrar, mas podem ser consertadas facilmente com um kit de reparo de varetas de barracas.

Barracas mais baratas tem varetas fabricadas em fibra de vidro e este tipo de vareta, com o passar do tempo e exposição à raios UV,  acaba delaminando e não há o que fazer a não ser comprar outra vareta.

O problema de comprar uma vareta de barraca é que este tipo de produto é específico. Ou seja, não há uma vareta genérica para todos os tipos de barracas. Isso ocorre por que há barracas de tamanhos e formatos variados.

Felizmente alguns modelos de barracas bastante comercializadas podem ser vendidas separadamente, como a vareta da Nepal 2 e a vareta da Mini pack da Azteq. Também é possível comprar as varetas da Fox 2/3, as varetas da Fox 3/4 e as varetas da Fox 4/5 da Nautika. A Nautika também oferece varetas da barraca Indy 4/5, varetas da Indy 3/4 e varetas da Indy 2/3. Eles também tem para vender as varetas da Barraca Dome 3 e Dome 4, além da clássica Falcon 2 e Falcon 3. Outras marcas como a Trilhas e Rumos também oferecem para comprar a vareta da Cota 2 e também a vareta em alumínio da Cota 1.

No entanto há muitas marcas e modelos de barracas. Se sua barraca é daquelas de 50 reais de supermercado esqueça. É mais barato comprar outra barraca. Caso precise de dicas para achar uma barraca que seja ideal para seu uso e bolso, a loja AltaMontanha tem a maior variedade de barracas do Brasil.

Kit de reparos de barracas da NatureHike.

Caso sua barraca seja um pouco melhor,  mas o fabricante não oferece um kit de reposição de varetas, você pode comprar uma vareta reta, serrar e deixar a vareta no tamanho que você precisa. Elásticos podem ser comprados em lojas de armarinhos e assim você consegue consertar o equipamento.

Este conserto não é muito difícil. Infelizmente desconheço pessoas que possam fazer este serviço. Portanto depende de você trabalhar e reparar. Mão à obra!

Varetas feitas de alumínio, além de serem mais leves e resistentes podem ser facilmente consertadas com um kit reparos para varetas de barraca. Estes kits são tubos um pouco mais grossos que envolvem as varetas e com isso encobrem as que estão quebradas. Este tipo de kit pode ser levado na mochila para ser usado em campo, em caso que sua barraca quebre em uso.

 

Impermeabilização de barracas

O toldo, ou sobreteto das barracas, recebem um tratamento para serem impermeáveis e hidrorepelente. Este tratamento, com passar do tempo, perde sua eficácia e a barraca perde a impermeabilidade. Há impermeabilizantes spray que devolvem a impermeabilidade da barraca. Você deve aplicar este spray na parte interna do sobreteto. Porém é claro que ela não ficará como nova.

Selador de costuras da Nautika. Fonte AltaMontanha.

Outro problema é com relação às costuras seladas, este um problema recorrente. As costuras seladas acabam se soltando, às vezes mesmo com pouco uso, principalmente quando ficam parada por muito tempo. As máquinas que fazem o selamento de costuras são caras e é raro alguém ter, sendo encontradas geralmente apenas fabricantes de roupas técnicas.

A solução é o selador de costuras da Nautika. Este produto é de fácil aplicação e basta preencher os furos provocados pelas costuras que impede a passagem de água. Não é igual aos seladores originais, mas pode ajudar bastante e é um produto muito bom.

É necessário frisar que mesmo que funcionando bem, se a barraca for mal montada e o sobreteto encostar no quarto, vai passar água quando chover. Aí o problema não é de manutenção, é você que não sabe usar o equipamento.

Zíperes

Problemas mais comuns com zíperes são eles engancharem nas canaletas que os protegem da água da chuva. Neste caso é necessário manusear com cuidado. As canaletas podem facilmente emperrar os zíperes, mas é melhor ter que não ter.

Com o tempo, o zíper pode descarrilar de tanto uso. Não há o que fazer, pois tudo o que é usado muito, um dia apresenta desgaste. O que é possível fazer para prolongar a vida útil dos zíperes é hidratar ele com spray de silicone, daqueles que são vendidos para serem aplicados nos painéis de carro.

Outra coisa que pode ser feito é apertar os carrilhos, casos eles estejam frouxos.

Poeira no Sajama. Destrói seu zíper no primeiro contato. Foto Pedro Hauck.

A poeira é o grande vilão dos zíperes. No Brasil, onde as montanhas são bem úmidas, são raros os casos onde os zíperes das barracas apresentam defeitos por conta disso. Porém, quem escala em regiões áridas como a Puna do Atacama (norte do Chile, Argentina e Oeste da Bolívia), é comum isso ocorrer. O Sajama, montanha mais alta da Bolívia, é o campeão em destruir zíperes e a única coisa a fazer é aplicar bastante spray de silicone. Ainda assim, os zíperes descarrilam com facilidade. Todos os zíperes de meus equipamentos estragaram após uma noite na base do Sajama.

Trocar zíper de barraca é uma tarefa difícil e não muito barata. Apenas em algumas sapatarias isso é possível. Aonde? Não sei e nem adiante me perguntar. Procure bons sapateiros em sua cidade e veja se eles fazem este serviço. Raramente alguma costureira faz isso, pois as máquinas usadas em serviços de costura comuns não dão conta do negócio.

Após substituir os zíperes, é necessário passar o selador de costuras para garantir a impermeabilidade.

Juntos, estes três problemas representam 90% dos problemas com barracas. Seguindo estas dicas você poderá aumentar a vida útil de seu equipamento. Se por ventura não der mais. Lembre que na Loja AltaMontanha temos a maior coleção de barracas de montanhas disponíveis no Brasil.

Kit para reparos de barracas.

Veja mais:

:: Barracas para Alta Montanha

:: Barracas Voadoras: Como montar corretamente sua barraca

:: Como escolher uma barraca

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck é montanhista e escalador desde 1998. Natural de Itatiba -SP, reside atualmente em Curitiba-PR. Pedro gosta de escaladas clássicas e também de montanhismo de altitude, já tendo escalado algumas das mais altas dos Andes. É geógrafo, mestre em Geografia Física e atualmente faz doutorado em Geologia ambiental. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net

6 Comentários

  1. Boa tarde
    Faço várias trilhas e treking e gostaria de adquirir um relógio para essas atividades, como marcador de temperatura, GPS, bússola. Não sei se está no padrão da loja, mas gostaria que vocês me dessem uma dica ou se possível que o Pedro hauck fizesae um vídeo ou algum comentário para que possa me ajudar.
    Grande abraço a todos.
    Thiago tibiri👊🏕

    • Pedro Hauck - Equipe AM

      Olá Thiago,
      Os relógios Garmin são bem legais. Funcionam a bateria e é necessário carrega-los vias USB. Infelizmente não temos para vender na loja ainda. Porém podem ser adquiridos em vários lugares. O relógio esportivo mais legal que eles têm são os da série Fênix. Veja no site da marca as especificações. att

      Pedro

  2. Pingback: Manutenção e conserto de Barracas: Como resolver os principais problemas? - SC Compósitos

  3. Luciana santos Nunes oliveira em

    Ola……tenho uma barraca capri iglu 4 .as varetas estao se quebrando devido o tempo ela me acompanha a muitos anos ,e em perfeitas condições com exceção das varetas……
    Estou com dificuldades pra encontrar uma loja em SP pra reposição. ….podem me enviar alguns endereços?
    Eu Luciana agradeço

Deixe seu comentário