O Montanhismo Começa no Clube!

0

Sem dúvida, a melhor forma de iniciar uma atividade no montanhismo, é associando-se a um clube de montanhismo.

Os montanhistas encontram nos clubes os cursos de escalada, de iniciação ao montanhismo, primeiros socorros, resgate e auto-resgate em ambientes de montanha e etc.

Ainda, todos os clubes possuem junto ao seu quadro de associados pessoas muito experientes neste esporte, as quais com muita satisfação transmitem este conhecimento aos iniciantes e, inclusive, aos que já atingiram um bom nível.

CPMMas o bônus aos iniciantes, como também aos experientes, que procuram um clube vai muito além do conhecimento que, por bem ou por mal, aprende-se na prática.

Nos clubes os montanhistas conhecerão e farão novas amizades, que desfrutam também do mesmo gosto de escalar, caminhar e se aventurar pelas montanhas.

Nos clubes os montanhistas terão acesso a muitos livros, revistas e periódicos sobre o esporte e muitas vezes o acesso mais fácil a empréstimos daqueles equipamentos que são caros e muitas vezes essenciais para um final de semana de escalada ou de caminhada.

Também é nos clubes que os montanhistas conseguem juntar forças para lutar pelas montanhas, realizar mutirões para recompor trilhas e vias, apagar incêndios e reclamar por todos os demais direitos que muitas vezes são retirados, como por exemplo, o acesso às montanhas.

AMCE além de tudo isso, os clubes ainda realizam atos sociais, como campanhas para doação de sangue, e ajudam crianças e adultos carentes, fazendo palestras em escolas públicas, campanhas do agasalho, do brinquedo, interagindo com as comunidades que margeiam as montanhas para a busca de um crescimento social e econômico que vise proteger as áreas de prática do montanhismo e da escalada.

Enfim, participando de um clube, o montanhista não está apenas elevando seu potencial para a prática do esporte, mas sim contribuindo diretamente para que este esporte seja reconhecido e arquitetado de forma consciente!

Em muitas cidades do Brasil existem clubes de montanhismo, principalmente nas capitais dos Estados. Na minha cidade, Curitiba, eu participo de 2 clubes:

CPM – Clube Paranaense de Montanhismo;

AMC – Associação dos Montanhistas de Cristo.

Ambos os clubes e outros, como o NNM – Nas Nuvens Montanhismo, são formados por pessoas sérias e que procuram o bem do montanhismo e daqueles que desejam praticar a escalada ou o trekking em montanha.

Então, o que está esperando? Visite os clubes, acesse suas páginas na internet e associe-se!

Você e o montanhismo só tem a ganhar!

Compartilhar

Sobre o autor

Hilton Benke - Equipe AM

Hilton Benke é um dos idealizadores do AltaMontanha.com. Dono de uma personalidade muito forte, é hoje praticante assíduo do voo livre, principalmente da modalidade "hike and fly", que une o voo com o montanhismo. Como montanhista e escalador, gastou seu tempo galgando montanhas brasileiras e andinas, além de ter prestado alguns serviços como instrutor de escalada junto ao CPM. Deixá-lo feliz é fácil: só marcar um bom pernoite em um cume da Serra do Mar Paranaense, com um bom menu para o jantar e uma condição de tempo boa para que possa decolar com seu parapente dia seguinte e realizar uma das muitas travessias sobre a Serra do Mar.

Comments are closed.