Octacampeã brasileira

0

Energia muito grande dos amigos brazucas no Campeonato Brasileiro 2011 em Belo Horizonte…

Foram 3 vias incríiiiveis, à vista, com estilos variados, com o toque de mestre do escalador/ route-setter André ´Belê´ Berezoski, que, como sempre,  acertou a mão e fez a alegria dos participantes e do público!
Vlw Belê: http://www.bele.com.br/

Esse foi mais uma ano vivenciando o friozinho na barriga de uma competição nacional, com uma única e decisiva etapa… No meu caso, seria também uma oportunidade de conquistar o octacampeonato brasileiro de escalada….

E ele veio… Veio com muuuita dedicação, amor, muita entrega e com uma ´frieza´ que sabe-se lá de que parte do meu ser eu tiro para encarar a  final de um campeonato com mente e corpo firmes…

Sim… a insegurança tenta tomar conta na hora do ´vamos ver´… Lembro exatamente da sensação na hora de escalar a via final de mais esse brasileiro, sabendo que seria uma via desafiadora, principalmente no finalzinho, após realizar sua leitura…

Para completar, nada como contar com uma dose extra de  ´frieza´ para lidar com aquele conhecido momento, ainda no isolamento, ouvindo o público vibrar com a escalada anterior…

Porém, para domar qualquer ´nervosismo inútil´, nada como racionalizar, o que para mim significava recordar que eu havia escalado com uma grande leveza e força uma das vias da semi-final, sendo a única a completar com muita segurança o desafio…

Lembrei ainda que eu havia me preparado e realizado nos últimos meses as vias mais difíceis de minha vida…. encarando todas com muita coragem e serenidade.

Eu estava me sentindo saudável, aquecida, descansada, com a dor de cabeça básica de todo campeonato apertando minhas têmporas, rs, ou seja, tudo seguia ´nos conformes´…

Eu estava no meu devido lugar, com a motivação extra de ter na torcida, ali pertinho de mim, não só o Massa, como minha filha Manu.

Ou seja, essa escalada tinha tudo para ser mais uma escalada plena.

Com isso, acalmei meu coração, tranquilizei minha mente e entrei para fazer o que tinha que ser feito naquele momento… escalar com foco, com tesão, fazendo uso de tudo que eu aprendi até hoje para me conectar e desfrutar da via que se apresentava para mim…

E assim fui,  sentindo-me sólida até a penúltima agarra, com um escorregão de pé rumo à cadena gerado pela pressa em ter que escalar com um tempo limite narrado pelo locutor no último minuto, dominando a mesma agarra que a Thais Makino nessa via.

Na hora, lamentei não ter feito a cadena… De qualquer forma, conforme as regras de desempate,  fiquei em 1º lugar, considerando-se o desempenho na via da semi-final.

Tenho muito a agradecer:

Muito obrigada THE NORTH FACE BRASIL pela parceria durante mais esse ano, me motivando ainda mais para me superar, tanto na rocha, como nas competições: http://www.thenorthface.com.br/blog/?p=4740

Muito obrigada 4 climb pelo trabalho realizado de forma profissional, pelo magnésio de qualidade disponibilizado e pelo incentivo oferecido  ao esporte e atletas: http://www.4climb.com.br/

Muito obrigada ROKAZ, família Ouriques, organizadores e patrocinadores por tornarem real mais esse Campeonato incrível em Belo Horizonte: http://www.rokaz.com.br/

Valeu demais Francine, Fei, Wagninho pela vibe no dia preparatório para o campeonato, com estadia  na Serra do Cipó.
Café da Manhã mais do que perfeito no Espaço Mandalla para energizar rumo às escaladas nesse campeonato brasileiro: http://espacomandalla.blogspot.com/

Valeu demais Thaisinha, guerreira que me ameaça positivamente, que evolui com dignidade e com paixão pela escalada… Vencemos juntas, pois damos a cara para bater ano a ano no Brasil, com respeito e união: http://www.webventure.com.br/comunidade/blog/home/id/78/t/Campeonato+Brasileiro+2011/#5664

Muito obrigada, Massa. Sem dúvida, sua companhia e forma de enxergar e viver a vida me inspiram ainda mais a seguir como guerreira, desfrutando de cada desafio e conquista.

Parabéns Felipinho, 1º  lugar no Máster, Cesinha em 2º e Jean Ouriques em 3º…

Parabéns Michel pela conquista no intermediário! Máster brother indoor e outdoor agora nos perrengues do máster, merecidamente!

Parábéns Mary Lages, Mieko e Goro pelas conquistas inspiradoras nesse brasileiro!
Parabéns também a todas as escaladoras competidoras…Never stop exploring!

Falando em escaladoras, o Calendário Escaladoras do Brasil 2012 foi lançado e está lindo!
https://www.facebook.com/pages/Escaladoras-do-Brasil/193962710689599

Obrigada Ginásio 90 Graus pelo apoio e à vibe de todos que treinam comigo por lá e nas rocha: http://www.90graus.com.br/

Muuito obrigada pelas mensagens e carinho dos amigos no facebook!

Obrigada Loja Casa de Pedra pelo apoio para aquisição de mais uma corda este mês para encarar novos desafios na rocha: http://www.casadepedra.com.br/

Que a felicidade, de alguma forma, assole a todos nós, verdadeiramente, e que os dias mais difíceis sejam encarados da forma mais erguida e digna possível… e que os dias mais bonitos sejam valorizados e lembrados como parte de uma história que valeu a pena, inspirando belos novos dias.

Aos poucos vou tentando me despedir das competições, mas a sensação, seja ganhando, seja perdendo,  é sempre de vitória quando conseguimos fazer o melhor de nós.

E o melhor agora inclui manter o corpo e mente saudáveis e rock climbing!
kmon!

Compartilhar

Sobre o autor

Janine Cardoso - Colunista

Janine Cardoso é a maior vencedora de campeonatos brasileiros de escalada, com 8 conquistas. Ela já participou de mundiais e também de diversas etapas de Copas do Mundo. Atualmente é atleta da The North Face.

Comments are closed.