Travessia pela Serra da Mantiqueira

0

No início do mês de Dezembro tive o prazer de realizar um linda travessia pela Serra da Mantiqueira, saindo do Pico do Diamante, na região de Campos, até Pindamonhangaba (com aquecimento de pernas pela estrada de terra até atingir os 1954 mts de altitude do Diamante, de onde sai a trilha!!)


Ao lado de dois instrutores Treehouse e mais dois professores do ensino médio, auxiliamos um grupo de alunos na logística desta rápida ´expedição´, acompanhando de perto a navegação e performance de cada time.

Mesmo com um tempo chuvoso, a criançada divertiu-se horrores, entrando no clima do montanhismo, ultrapassando as altas nascentes da região com suas mochilas nas costas!

Durante esta vivência, a maioria entregou-se com seriedade à nova realidade apresentada pela montanha, enfrentou as responsabilidades inerentes a ela, comunhando, enfim, momentos de felicidade na natureza selvagem.

Após palestras, cursos, ensinamentos e aprendizados prévios, a turma acordou e foi dormir com o sol no primeiro dia (e com a chuva), divididos em barracas, tendenciosos ao básico miojo no ´cooking time´…

Já nós, professores e ´equipe de apoio´, em meio a um crepúsculo lindo, preparamos para o menu da noite um penne com berinjela, abobrinha e molho de tomate, batizado de ´pasta dos Oliveiras´, nome da área onde armamos acampamento.

No dia seguinte, amanhecemos com um arco-íris e iniciamos a descida para Pindamonhangaba. O percurso teve seu auge com uma das equipes de alunos optando por uma bifurcação errada, seguindo para leste, quando deveriam seguir para sul (esqueceram de checar a direção na bússola e olhar no mapa… hehe)…

Com um dos guias acompanhando de perto, esperamos para ver se a turma se dava conta do destino errado e chamamos pelo rádio para lembrá-los que a bússola é para ser usada.

E assim, o grupo 1, que havia saído na frente do grupo 2, chegou por último na tão sonhada e suada chegada!!!

Nada como errar para aprender, né galerinha!!!! heheh

Agradeço por mais essa experiência gratificante, que além de tudo, serviu como um bom treino para próximas aventuras!
VAleu turma!

Parabéns à SNAKE pela bota de caminhada Dry Stone, por mim estreiada e aprovadíssima nesta travessia!

Em breve, testarei o novo tênis 3 x SNAKE, direcionado para corridas de aventura, cross-country e orientação…

Booora!!!

Desejo a todos muita saúde, paz, sucesso, realizações e aventuras em 2010!

Compartilhar

Sobre o autor

Janine Cardoso - Colunista

Janine Cardoso é a maior vencedora de campeonatos brasileiros de escalada, com 8 conquistas. Ela já participou de mundiais e também de diversas etapas de Copas do Mundo. Atualmente é atleta da The North Face.

Comments are closed.