Votação Popular do Prêmio Mosquetão de Ouro 2024 . Saiba como votar:

0

Está aberta a votação popular do Prêmio Mosquetão de Ouro 2024. A premiação visa celebrar os principais feitos do montanhismo de cada ano e fomentar o esporte entre os brasileiros. Nesta etapa, o público pode escolher e votar em um dos três finalistas de cada uma das sete categorias. Por meio da votação online, também é possível conhecer algumas das histórias vividas em 2023 por montanhistas brasileiros.

Mosquetões de ouro de 2015, 2017 e 2022.

“O prêmio objetiva incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, e das ações desenvolvidas em favor do esporte e das montanhas. Inovação, experiência, respeito, compromisso, autonomia e feitos atléticos são as bases do Mosquetão de Ouro”, descrevem os organizadores. Confira os destaques que estão concorrendo às 7 categorias:

Montanhismo:

• Bruno Buratto, Henrique Krueger, Sérgio Honorato e Thiago Silva, que realizaram a Travessia dos Massiambus, na Serra do Cambirela (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – SC), pela primeira vez na história do montanhismo brasileiro.
• Malucos da Amantikir – MDA, pela conclusão da Travessia Serra Fina Full, totalizando 51 quilômetros de distância e 5.000 metros de altimetria.
• Marlus Jungton de Pádua (atleta brasileiro) e José Ramon Lezama (guia corredor venezuelano), pela maratona inédita no cume do Monte Roraima.

Altas Montanhas:

• Gabriel Tarso, por escalar 4 montanhas acima de 8 mil metros: Everest, K2, Broad Peak e Gasherbrum 2.
• Moeses Fiamoncini, pela realização de feitos nas montanhas do Himalaia, estando em 3 montanhas de 8 mil metros: Gasherbrum 2, Manaslu e Dhaulagiri.
• Pedro Hauck, pela escalada de mais de 10 montanhas acima de 5 mil metros nos Andes, África e Himalaia.

Escalada:

• Nicola Martinez, pela realização de uma série de escaladas no Canadá, Estados Unidos e Argentina.
• Nicola Martinez e William Lacerda, pela travessia entre a Agulha Guillaumet e a Agulha Mermoz na Patagônia argentina.
• Sérgio Tartari e Alexandre Portela, pela Ascensão mais rápida (9h25min) da via Viagem de Cristal – Pedra Riscada MG.

Escalada Esportiva:

• Felipe Camargo, pela ascensão de diversas vias de 11º grau e a primeira via de 12º grau do Brasil na Serra do Cipó.
• Halan Medeiros, pela ascensão da via Coquetel de Energia, graduada em 10C.
• Marina Dias, pela conquista de três medalhas de ouro na Copa do Mundo de Paraescalada em Salt Lake City, Berna e Innsbruck.

Montanhismo e Sociedade:

• Carlos Minc, pela criação de lei em prol do montanhismo no Rio de Janeiro – por extensão, em todo o Brasil.
• Eliseu Frechou, pelo trabalho em prol do desenvolvimento do montanhismo da região de São Bento do Sapucaí.
• Negritude Outdoor, pelo trabalho de promover e empoderar aventureiros negros e compartilhar informações e a realização de encontros.

Montanhismo e Ação Local:

• Projeto Vão do Moleque – projeto que visa incentivar e formar escaladores em comunidade quilombola Kalunga na Chapada dos Veadeiros em Goiás.
• Clube Alpino Brasileiro – Com o Projeto Pedra do Francês, tem como missão formar anualmente 12 novos alpinistas brasileiros gratuitamente.
• Clube de Escalada São João Nepomuceno – Projeto que criou um muro de escalada para alunos carentes.

Vida na Montanha:

Eliseu Frechou – 45 anos dedicados ao montanhismo.
Sérgio Tartari – um dos mais experientes escaladores brasileiros.
Waldemar Niclevicz – com mais de quatro décadas dedicadas ao montanhismo.

De acordo com o regulamento da premiação, a seleção do vencedor será realizada através da apuração da eleição, onde serão computados o voto popular (1 voto), o voto CBME (1 voto) e o voto da Comissão do Mosquetão de Ouro (1 voto). No caso do voto da Comissão dar empate, o voto de minerva cairá ao presidente da CBME. Em caso de empate dos finalistas, o voto da Comissão decidirá o vencedor.

A votação nos selecionados para o prêmio Mosquetão de Ouro vai até o próximo dia 23/05, às 21 horas. Já a entrega do prêmio será feita durante o evento Rio nas Montanhas que celebra a Abertura da Temporada de Montanhismo no Rio de Janeiro em 26/05.

Para votar é preciso acessar o site www.mosquetaodeouro.com.br

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário