Apesar de um calor anormal a terra das araucárias, um bom publico esteve presente no ginásio Campo Base em Curitiba para prestigiar o primeiro dia do campeonato Brasileiro Juvenil de escalada Esportiva, onde correu as eliminatórias com duas vias em todas as categorias, Juvenil A, B e Júnior.
Vários nomes conhecidos, que participaram do Mundial Juvenil no ano passado, estiveram presentes, houve poucas faltas, das quais pode-se destacar a ausência do atleta catarinene Victor Greypel, que foi destaque no ano passado, terminando o brasileiro máster em 3ª lugar empatado com Dudu Levy e Caio Lopes, prata da casa que fez bonito no Campo Base, encadenando as duas vias de sua categoria, Juvenil A, junto com outro destaque da seleção do ano passado, o catarinense Andreas francês, da mesma Associação Pé na Agarra que revelou muitos talentos e levou o maior número de participantes neste campeonato.
O Juvenil B foi a categoria do feminino com o maior número de escaladores, já que nas outras categorias, houve apenas uma representante em cada. Infelizmente no Brasileiro Juvenil deste ano houve pouca presença de meninas.
O Juvenil B, categoria dos mais jovens, apenas Brenda Schelbauer escalou no feminino. Com apenas 13 anos e já muito alta, ela tem um grande futuro na escalada. No masculino, esta categoria foi totalmente renovada, com destaque de Rafael Takahace de São Paulo, atleta que venceu a categoria amador da etapa paulista do brasileiro do ano passado. Novamente ele mostrou seu talento e foi o único a encadenar as vias. Também escalou muito bem o atleta mineiro Arthur Alvarenga e o sósia do Andreas Pauli, o Frânces baiano de Campo Alegre, SC, Hilário Ramos, hilário até no nome…
O Júnior é a categoria principal do campeonato. Nela participa um dos melhores escaladores que o Brasil já teve, Felipe Camargo, que está indo para seu terceiro ano de competições na Europa. Felipinho escalou as duas vias com muita facilidade, mas ele não foi o único a fazer Top das duas vias, o gaúcho Bruno Milani escalou muito bem e vibrou bastante quando encadenou a mais difícil, a segunda via do dia. Outro que também encadenou as duas vias foi o catarinense Jonas Leffeck, que foi para o mundial no ano passado e também é um dos destaques da Associação Pé na Agarra de Campo Alegre.
Amanhã teremos a via da final, por agora não há nada definido. Veremos quem vai para o mundial da Escócia! Veja os resultados de Hoje:
Categoria Juvenil , A Feminino:
Nome Estado 1ª Via 2ª via
1ª Mariana Gomes do Aguilar MG: Top - , 17,1
1ª Bianca Ferreira Leick PR: Top 17,1
1ª Camila Shaw SP : top 17,1
4ª Rafaela Schmidt PR: top 8,3
Categoria Juvenil B Feminino:
1ª Brenda Schelbauer SC: Top 16,1
Categoria Juvenil A Masculino:
1ª Caio Lopes PR: TOP TOP
1ª Andreas Pauli Francês SC: TOP TOP
3ª Filipe Fernandes Ferreira SP: TOP 35,2
4ª Lucas Baron SC: TOP 33,2
5ª Igor Ferreira Fóscolo MG: TOP 33,1
6ª Alexandre Gorniak SC: 5,3 11,1
Categoria Juvenil B Masculino:
1ª Rafael Takahasi SP: TOP TOP
2ª Arthur Rates Alvarenga MG: 12,2 12,3
3ª Hilário Correia Ramos Francês baiano SC: , 12,2 8,6
4ª Acauã Emanuel Ribeiro SC: 11,2 8,1
Junior Feminino:
1ª Luana Riscado RJ: Top 31,1
Junior Masculino:
1ª Felipe Camargo SP: TOP TOP
1ª , Bruno Milani RS: TOP TOP
1ª Jonas Leffeck SC: TOP TOP
4ª Pedro Gomes RJ: 40,3 16,1  ,
5ª Gustavo Hachul SP: TOP 13,2
6ª André Sass Braga PR: TOP 12,3
7ª Celso Franzoi RJ: 36,2 9,2
8ª Guillherme Leick PR: 36,2 9,2
9ª Mateus Costa Farage Fonseca DF: 36,2 6,3
10ª Rodrigo Hennings SC: 33,1 9,1
Veja as fotos de hoje: