A Pedreira do Abraão já foi símbolo de reaproveitamento de área degradada. A área da antiga lavra que existia no local foi reformada, recebeu paisagismo e se transformou em uma área de lazer aonde o diferencial eram as diversas vias de escalada que recebiam até iluminação noturna. Esta uma época áurea em que a Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo chegou a receber sua sede no local.
Com o passar do tempo e mudança de gestão na prefeitura de Florianópolis, o parque que outrora foi bem movimentado, foi fechado e começou a sofrer a ação de vândalos. Os escaladores continuaram a freqüentar o local, até que começaram a ser vítimas de assalto.
A partir daí houve um total esvaziamento e a Pedreira voltou a se tornar um local abandonado e ainda freqüentado por marginais.
Com a aprovação da lei 8286/10, ficou autorizado a concessão do terreno onde fica a Pedreira para a Policia Militar Ambiental, que se instalará no local. Esta concessão não impedirá o acesso à escaladores, pois ele é garantido pelo artigo 3 da lei:
Art. 3º O Poder Público concessionário obriga-se a destinar parte da área cedida para fins sociais e esportivo, que deverá ser utilizada exclusivamente por associações e conselhos comunitários declarados de utilidade pública, que visem o atendimento à comunidade dos bairros Abraão e Coqueiros, bem como à prática de escalada, montanhismo e outras atividades esportivas correlatas, credenciadas junto ao órgão detentor da concessão.
A instalação da Policia Militar Ambiental além de garantir o acesso à área de escalada da Pedreira, ainda irá salvaguardar a segurança perdida e espera-se que este campo escola de escalada seja recuperado para a comunidade.