A Ncell, uma operadora do Nepal e filial do consórcio de telecomunicações sueco-finlandês TeliaSonera, anunciou que colocou em funcionamento uma antena na planície de Gorakhsep, pé do pico mais alto da Terra, e em outros oito locais da região. A mais baixa delas está situada a 2.870 metros de altitude.
Segundo o diretor técnico da Ncell, Aigars Benders, a estação rádio-base mais alta do mundo oferecerá uma velocidade de download de até 3,6 megabits por segundo (Mbps).
O objetivo é, principalmente, atender os 30 mil turistas que visitam o local todos os anos para fazer caminhadas na região do Everest, no Nepal.
Cerca de 100 montanhistas se aventuram a cada ano para subir no topo do monte Everest, a 8.484 metros de altitude, e centenas deles praticam o esporte na região, muitos dos quais eram obrigados até agora a usar serviços de comunicação via satélite.
Ainda que a internet 3G não esteja disponível durante todo o percurso de subida ao Everest, Benders assegurou que a instalação das antenas é “teoricamente possível”.
A NCell tem cerca de 3,7 milhões de clientes o páis do Himalaia, e prevê que com esta expansão da rede poderá ampliar seus negócios.
Fonte: EFE e Estado de São Paulo