A Travessia da Funicular de Paranapiacaba na região da Serra do Mar em São Paulo é repleta de belezas e perigos escondidos. Nesse domingo, 12/01, um homem de 29 anos foi a óbito após cair de uma ponte férrea de 50 metros de altura.
Os bombeiros foram acionados por um amigo da vítima que também fazia a trilha. Porém, ao chegar ao local de difícil acesso, encontraram Antonio Raphael Gomes Freitas com múltiplas fraturas e já sem vida. Ele fazia parte de um grupo de 15 pessoas. Entretanto foi necessário um efetivo de 16 Bombeiros e três viaturas para retirar o corpo do local.
A travessia além de ilegal é perigosa.
Muitos turistas buscam a região da Travessia Funicular de Paranapiacaba atrás de aventura e fotos sobre as antigas estradas e pontes de ferro abandonadas que liga Paranapiacaba a Cubatão. Inaugurada em 1867, essa estrada foi a primeira ligação entre Jundiaí, interior do estado a Santos, e era utilizada para escoar a produção agrícola. Assim, na época a ferrovia era um moderno e arrojado sistema arquitetônico para época. Porém, a ferrovia esta desativada desde 1981 em consequentemente sem manutenção.
O percurso da linha férrea possui 16 pontes e 13 túneis que após quase 40 anos sem uso foram tomados novamente pela natureza. Todavia, as estruturas estão colapsadas, cheias de ferrugem e lodo, com muitos pontos podres e escorregadios. Assim como as vigas de madeira estão corroídas e há inúmeros cabos de aço soltos.
A vegetação da mata atlântica cresceu e a fauna voltou a habitar o local, inclusive com a presença de animais peçonhentos. Além disso, é comum haver neblina na região, o que atrapalha visualizar os obstáculos.
Apesar de tantos perigos, ainda há grupos de aventureiros que ignoram os avisos e se organizam, até mesmo com guias, para visitar o local. Porém a MRS Logística que é a responsável legal pela ferrovia destaca que o acesso à área é proibido. Ao ser pego nessas trilhas, o aventureiro poderá ser multado ou até mesmo preso por invasão de propriedade privada.
2 Comentários
Aiiii Maruza me chama,
Tbm quero escalar e fazer trilhas até ficar velhinha rs
Quero ir 😻❤