Montanhistas que estão agora na Serra do Mar do Paraná e em Santa Catarina enviaram com exclusividade para o AltaMontanha fotos e vídeos, onde é possível ver a forte presença de neve e de chuva congelada.
Segundo o que a montanhista Andressa Zanlorenzi comentou, “a trilha está toda branca, a montanha nevada e a visão de rara beleza.”
A presença de neve nas montanhas paranaenses é bem incomum, tendo relato de ocorrência de 3 a 4 vezes por década. E presenciar esse fenômeno é realmente um privilégio para poucos.
As trilhas na região da Serra do Mar são de nível médio a difícil e é necessário estar bem preparado para enfrentar caminhadas que variam de 3 a 12 horas. Além disso, devido ao frio, é importante possuir produtos específicos para montanhismo em região de frio extremo, como Anorak, segunda pele e fleeces.
Os vídeos e fotos enviados pela Andressa e por montanhistas nas redes sociais e foram realizados na montanha Araçatuba, em Tijucas do Sul, sudeste do Paraná. Andressa nos informou que a sensação de frio é muito forte no momento e que a neve esta persistindo na montanha graças ao ar polar que está agora na região.
A maior concentração da neve é a que caiu durante a madrugada / alvorecer de hoje, porém ainda existe previsão para mais neve ao longo do dia, e cair da noite nas montanhas paranaenses.
Já em Santa Catarina, a massa de ar polar está mais presente, o que deixa o céu azul e, com isso, não há mais presença da neve.
A neve na região foi prevista ainda pelo AltaMontanha, confira no vídeo abaixo:
1 comentário
Andressa, bravíssimo!.. Muito obrigado pelos registrosespetacualres. Com sua licença, vão para o meu estudo. Permita-me algo, pois é inacreditável que alguns meteorologistas, principalmente do SOMAR “explicam ” o que não conhecem minimamente. Por favor, esqueça o balaio que cabe quase tudo “CHUVA CONGELADA”. Olhando os videos, suas fotos, disponíveis na rede, observa-se que o que mais teve foi neve, mas também, GRAUPEL, SLEET, CHUVA CONGELANTE e antes, vários depósitos de NEVOEIRO CONGELANTE, cujo produto é o Nevoeiro Congelado, vulgo SINCELO (frequente nas montanhas catarinenses). Houve sincelo também em outros locais do Iquiririm, desde 1300 m, Serra de Joinville, como o que principalmente ocorreu em JUL de 2013. A condição do cume, mas faltou algo, do vento no momento, mas aquela nebulosidade, é o mesmo se formando. Mas a neve foi a predominante em volume. Precisamos lembrar que nesse pais, são poucos os glaciologistas, climatologistas e muitos meteorologistas, nunca viram o que “descrevem”. Tentei, varias vezes avisar a equipe da RPC, que havia outros fenômenos e a natureza, as precipitações outono-invernais, são normalmente múltiplas, associadas, aparecem juntas e infelizmente, nossa cultura só consegue ver neve e “””Chuva Congelada””” e ainda muitos ficam em cima dos muros e não descem, e pior, opinam á distancia.. Eles, preferem a opinião de quem vende um produto, contra, nós, telespectadores, que o fazem, estudam, por paixão e me permita, conhecem, vimos varias vezes. A natureza, as precipitações invernais ( e outonais) e outras, diversas formas de gelo, são muito mais diversas que a dualidade que apareceu em todos os veículos. Possivelmente, muito de nossas montanhas da Serra do Mar, acima de 1500 m, 1600 tiveram, no minimo o Sincelo, e se alguém mais, foi destemido, como você, teremos registros.Esse, não é raro em nossa Serra do Mar e já ocorreu nas proximidades da cidade de SP em 1918 e acharam que foi “neve”. Mas agradeço, a você, ao pessoal que foi, ao Andre de Itapoá, que dormiu la´e nos enviou, (que honra!) videos, informações preciosas. Obrigado, sempre.