É comum ver praticantes de atividades outdoor, trekkings e travessias preocupados em encontrar uma bota de trekking confortável e que não machuque os seus pés. No entanto, as meias muitas vezes são negligenciadas e isso pode fazer a diferença durante longas caminhadas e inclusive ajudar a prevenir as temíveis bolhas nos pés.
No mercado atual existem meias para todos os tipos de atividades ou temperaturas. A marca Lorpen, por exemplo, tem uma linha que vai desde meias para serem usadas no dia a dia até meias técnicas para chegar ao cume do Everest. Por isso, conhecer o par de meias mais adequado para a temperatura ou atividade que você irá realizar pode te livrar de muitos incômodos.
Como se formam as bolhas nos pés?
As bolhas nos pés é uma grande preocupação para quem pratica longas caminhadas. Além do incomodo, elas podem ficar bastante doloridas e dificultar muito a marcha, transformando a sua trilha em um pesadelo.
Elas se formam a partir da fricção entre o calçado e o pé. Esse atrito faz com que a primeira camada da pele se desprenda da segunda, criando um bolsão de líquido entre elas. Quanto mais apertado o calçado estiver, mais fácil será de ter uma bolha. No entanto, esse problema normalmente é agrado se suas meias estivem úmidas. Por isso a necessidade de ter uma meia com tecido que não umedeça facilmente e que consiga eliminar o suor dos pés para que eles fiquem sempre secos.
:: Leia também: Bolhas nos Pés: O que fazer?
Com uma meia adequada, você terá menos atrito entre o seu pé e o calçado e ainda manterá ele seco e livre do suor. Em atividades outdoor as meias mais indicadas são as feitas em a poliamida ou poliéster que ajudam a eliminar o suor dos pés e possuem secagem rápida. Já as de algodão são contraindicadas justamente por não conseguirem eliminar esse excesso de suor, deixando seus pés molhados por mais tempo.
O que é o CoolMax?
Coolmax é uma tecnologia conhecida mundialmente que permite que o suor saia da parte em contato direto com a pele e seja transportado através das fibras do tecido até a parte externa da meia. Assim os pés permanecem secos e livres da umidade e do suor.
Outra técnica usada pelos montanhistas para proteger os pés é o uso da meia Linner, um meia bem fininha que atua como uma segunda pele. Ela pode ser utilizada por baixo de outra meia mais grossa, ou em locais muito quentes só ela e o calçado. No entanto, também é importante que não seja de algodão e preferencialmente tenha alguma tecnologia para eliminar o suor.
A quantidade de costura e a posição delas também podem ajudar ou atrapalhar na hora da caminhada. As meias técnicas desenvolvidas para atividades de trekking ou corrida normalmente possuem menos costuras. Além dos modelos com compressão e reforço no tecido em determinadas áreas do pé, para que eles fiquem mais confortáveis dentro dos calçados.
Assim, escolhendo um bom par de meias e um calçado adequado e cuidando da higiene de seus pés, você poderá percorrer as trilhas mais longas do mundo sem nenhum problema.
:: Esse artigo pode te interessar: Como escolher uma bota?