Gabriel Tarso e Bernardo Fonseca fazem cume no Everest

0

O montanhista, fotógrado e film maker Gabriel Tarso acaba de escalar o Everest pela terceira vez em três anos consecutivos. Ele e o empresário Bernardo Fonseca chegaram ao topo da montanha mais alta do mundo às 8 horas e 45 minutos do dia 22 de maio, horário do Nepal.

Bernardo Fonseca e Gabriel Tarso no Nepal. Fonte: Instagram de B. Fonseca.

A dupla já realizou o descenso até o acampamento mais alto da montanha, o Campo 4, localizado a quase 8 mil metros de altitude. No acampamento eles puderam descansar, comer e hidratar. No momento eles estão descendo rumo ao acampamento 3 para passar a noite.

A dupla tinha permissão para escalar também o Lhotse, a quarta montanha mais alta do mundo, que fica ao lado do Everest, porém Bernardo, por uma breve mensagem por comunicador satelital, afirmou que eles não irão tentar o cume e irão descer até a base.

Com este cume, Gabriel Tarso se iguala em número de cumes do Everest com Carlos Santalena e Rodrigo Raineri. Foi o segundo e terceiro cume brasileiro no Everest deste ano. No dia 16 de maio o paulista Roberto Terzini também realizou o feito.

VEJA MAIS: O oitomilismo brasileiro – AltaMontanha

Outras notícias do Everest

O nepalês Pasdawa Sherpa atingiu o cume do Everest pela segunda vez nesta temporada e se igualou a Kami Rita Sherpa com 27 cumes na montanha mais alta do mundo cada.

Noticias ainda breves sobre a expedição de Carlos Santalena, Carlos Canellas, Décio Gomes e Murilo Vargas dão conta que eles desistiram de ir para o cume. A informação, divulgada pelo portal Extremos não confirma se os brasileiros realizarão outra tentativa e nem a motivação da desistência.

O nepalês bi amputado Hari Budha Magar fez cume no Everest. Ele sofreu amputações em ambas pernas abaixo do joelho e usando próteses chegou lá.

Pela primeira vez na história, um cubano chegou no cume do Everest, Yandy Martinez Nunez mora na Islândia, mas nasceu na ilha caribenha.

O britânico Kenton Cool, de 48 anos, chegou ao cume da montanha por sua décima sétima vez. Kenton é guia de montanha e é agora o não sherpa com mais cumes na montanha mais alta do mundo.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário