O documentário Kalungueiro Guerreiro que mostra o 1º Curso de Introdução a Escalada no Território Kalunga, dirigido por Lucas Szabo, está concorrendo a premiação do Festival Rocky Spirit, um evento que celebra a natureza, a aventura e as atividades outdoor. A votação para definir o vencedor vai até dia 15/09 pelo site do festival. Além de votar, os participantes podem assistir gratuitamente os vídeos selecionados na mostra competitiva.
O território quilombola Kalunga está localizado dentro da Chapada dos Veadeiros em Goias, uma região com inúmeras atrações naturais e grande potencial para o desenvolvimento de esportes outdoor, entre eles a escalada. Foi em uma das comunidades desse território, o Vão do Moleque, que aconteceu o 1º Curso de Introdução a Escalada para sete quilombolas. O objetivo da ação foi apresentar a escalada ao povo Kalunga, fomentando e oferecendo as ferramentas básicas para que eles possam compreender e até mesmo auxiliar os turistas que buscam a região para praticar esse esporte.
:: SAIBA MAIS: Dedo do Moleque, projeto leva curso de escalada a comunidade quilombola na Chapada dos Veadeiros
O curso gratuito foi idealizado pelo escalador Fabio Lima, que juntou um grupo escaladores do Paraná de forma voluntária e contou com parceria com diversos apoiadores, entre eles a loja Alta Montanha. Durante o curso foram captadas imagens dos alunos introduzindo a escalada em suas rotinas e também da preparação de uma via de escalada no Dedo do Moleque para eles pudessem chegar ao topo desse símbolo da região. Os alunos do curso foram os primeiros moradores do território Kalunga a chegar a esse cume repleto de histórias e mistérios que embeleza os quintais de suas casas.
Assim, o documentário, que demonstra que o amor à natureza e à escalada pode ser para todos, foi selecionado para participar do Rocky Spirit, um evento que reúne uma mostra de 55 filmes sobre vida ao ar livre, esportes e meio ambiente, produzidos no Brasil e no mundo. Para votar basta acessar o site e escolher entre os filmes nacionais e internacionais.
1 comentário
Grande iniciativa do Fábio Lima em levar voluntários para treinar os guias kalungas. Espírito de grandiosa solidariedade e preocupação genuína com a comunidade tradicional.