Uma equipe formada por 6 escaladores tchecos, liderado por Ondra Benes, um dos melhores escaladores da República Tcheca, está viajando pelo Brasil. Eles contam que não tinham muita informação sobre o país, mas que todos os anos pegam as mochilas para conhecer lugares exóticos e desta vez acabaram vindo ao Brasil.
O grupo não se arrependeu da escolha e afirmam que a melhor experiência que tiveram por aqui foi a abertura de uma via de parede na Pedra da Cara, em Pancas. A via, que se chama “Obrigado amigos”, tem 12 enfiadas, 630 metros e lances de até nono grau da graduação brasileira. Veja o que Ondra falou de como vieram parar no Brasil e como surgiu a idéia de conquistar uma via nos Pontões:
Quando estávamos em nossa casa, na República Tcheca, olhamos no Google Earth e escolhemos a Pedra do Camelo, usamos o street view e traçamos toda a linha da via. Porém quando chegamos lá, percebemos que na linha tinham muitas agarras podres e quebradiças e decidimos abandonar esta linha. A idéia era conquistar uma via em livre e já havíamos conquistado quatro cordadas, porém não seria possível prosseguir em livre, então retiramos as chapas, mantivemos apenas as paradas e escolhemos outro pontão. Encontramos uma linha interessante na Pedra da Cara, que fica perto do acampamento do Fábio. A via é mista, com chapas e proteções móveis, tem trechos positivos e verticais, são ao todo 12 cordadas. A conquista foi feita toda de baixo e quase não conseguimos usar cliff, foi emocionante e com muita adrenalina. Levamos seis dias para finalizar a via, pois em um dos dias uma chuva forte nos pegou no meio da parede, formaram cachoeiras e ficou muito perigoso prosseguir. Tivemos que descer e esperar passar a chuva para poder terminar a via. De qualquer forma, foi uma conquista tranqüila e deu tudo certo no final.
Créditos da Entrevista: Francine Borges
Croquis da via Obrigado Amigos
Veja mais: