Os montanhistas brasileiros Pedro Hauck (40), Maria Tereza Ulbrich (40), Ricardo Rui (47), Luiz Cavalieri (60) e o argentino Sebastián Garcia (45) retornaram dos Andes do Chile após realizarem uma série de ascensões a montanhas com mais de 6 mil metros, totalizando para alguns 5 cumes, que foram escalados em somente uma semana.
Nos Andes há cerca de 100 montanhas com mais de 6 mil metros de altitude, sendo esta a altitude máxima na grande cadeia de montanhas sul-americana. O Aconcágua, a mais alta de todas, tem 6962 metros e apenas no Himalaia há montanhas mais altas que sobre passam os 7 mil metros.
Os brasileiros realizaram uma aclimatação prévia. Enquanto Pedro, Maria e o argentino Sebastián estavam trabalhando guiando uma expedição na região do Ojos del Salado, onde eles escalaram dois 6 mil, o San Francisco (6016m) e o Vicuñas (6067m), Luiz e Ricardo escalaram o Cerro Plomo, na região metropolitana de Santiago (5424m) e o Soquete de 5382 metros, próximo a San Pedro de Atacama.
O grupo se juntou em Calama, cidade no norte chileno e de lá rumaram para o Cerro Palpana, montanha de 6040 metros e um ataque longo de quase 1400 metros, que exigiu bastante esforço.
Na sequencia, o grupo escalou o Aucanquilcha de 6176 metros. Normalmente esta montanha não exige tanto, pois lá há os restos de uma mineradora que retirava enxofre da cratera do vulcão. Porém um deslizamento impede o acesso em veiculo na altitude de 5 mil metros, sendo necessário fazer todo o trajeto à pé.
A terceira e a quarta montanha foram realizadas em grande estilo. Os vulcões San Pedro de 6155 metros e San Pablo de 6110 metros podem ser escalados desde o mesmo acampamento localizado a 5300 metros de altitude. Assim Pedro, Maria, Ricardo e Sebastián fizeram, em um dia longo de quase 16 horas para escalar estes dois vulcões que são ativos. Já Cavalieri escalou o San Pedro e decidiu aguardar seus companheiros de equipe no Acampamento enquanto eles subiam a segunda montanha do dia.
A saideira se deu no pouco conhecido Vulcão Pili, também chamado de Acamarachi, de 6046 metros de altitude, a tempo de chegar no cume, retornar e voltar às pressas ao Brasil. Com isso, estes montanhistas, que já são reconhecidos por suas amplas experiências andinas acumulam ainda mais cumes.
Pela primeira vez brasileiros escalam duas montanhas com mais de 6 mil metros em um único dia. Em 2012, o mineiro Marcelo Delvaux realizou a difícil travessia da “Sierra de Cachi” na Argentina, onde ascendeu dois cumes com mais de 6 mil metros no mesmo dia, o Guanacos e o Ciénega Grande, porém tais cumes não eram montanhas independentes no conceito de dominância topográfica.