Chineses realizaram nova medição do Everest

0

Com as fronteiras da China e do Nepal fechadas devido à pandemia, apenas uma expedição formada exclusivamente por alpinistas chineses recebeu autorização para escalar o Everest nessa temporada. A equipe está no acampamento base do Chomolungma, como a montanha é chamada na China, desde março. A expedição comemorará os 60 anos da primeira escalada chinesa ao Everest.

Equipe chinesa no Acampamento Base Do Everest – Foto: Sun Fei / Xinhua.

Durante esse período a equipe com 53 chineses da 1ª Brigada de Pesquisa Geodésica realizou trabalhos para a instalação de antenas de telefonia 5G na base e em um dos acampamentos da montanha a 5.800m. Todavia, eles também realizaram treinamentos de escalada em altitude e aclimataram para a escalada da montanha mais alta do mundo.

Na última semana, foi divulgado que um dos objetivos dessa expedição será remedir a altitude do Monte Everest. Segundo a agência de notícias do Governo, Xinhua, 30 alpinistas e topógrafos deixaram o local hoje (06/05) rumo ao cume. Nesse projeto, eles contam com o apoio do Ministério de Recursos Naturais, Ministério de Relações Exteriores, Administração Geral de Esportes da China e governo regional da região autônoma do Tibete.

Deixando o acampamento rumo ao cume – Foto Sun Fei / Xinhua

Em suas mochilas, os alpinistas chineses carregam equipamentos de medição. Eles utilizaram o Sistema de Navegação por Satélite BeiDou-3, de tecnologia chinesa que conta com 35 satélites na órbita da Terra e fornece uma medida milimétrica. Assim, a cobertura desse sistema é maior que os seus concorrentes GPS (EUA), Glonass (Russia) ou Galileu (Europa).

As primeiras medições

Desde que Sir George Everest identificou essa montanha, ela já foi medida diversas vezes. Em 1856, Radhanath Sikdar  participou do Grande Projeto de Topografia Trigonométrica reazliado pela Inglaterra na Índia e propôs a altitude de 8.840 metros. Assim, essa medição colocou o Everest a frente do Kangchenjunga, como montanha mais alta do mundo e durou cerca de um século. Somente quase 100 anos depois, em 1955 o Nepal realizou outra medição e chegou ao número de 8.848 metros de altitude.

Entretanto, a China realizou a sua primeira medição em 1975, e concluiu que a altitude da montanha era de 8.848,13 metros.  Anos mais tarde, em 2005, os chineses retornaram a medir o Everest e constataram que ele havia encolhido, estava com 8.844,43 metros. Porém, considerando a cobertura de gelo e neve de 3,5 metros concordou com a medida Nepalesa de 8,848 metros de altitude líquida. Sendo essa a marca oficial até o momento.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário