A bota correta, sendo um dos equipamentos mais importantes para um aventureiro, influenciará diretamente no seu desempenho e conforto durante suas atividades. Buscando evitar uma escolha errada, este artigo trará as principais características de como escolher uma bota.
Muito além do desempenho e conforto, a bota adequada para o ambiente em que você está proporcionará maior segurança contra possíveis torções e lesões a longo prazo, por isso, além da mochila, ela é um equipamento que deve ser escolhido com muito cuidado.
Acompanhe este artigo também em vídeo:
Para escolher a melhor opção de bota, os principais pontos a serem definidos são:
- Em qual tipo de terreno você irá caminhar.
- Qual a faixa de temperatura do ambiente que você estará.
Apesar da bota ser um equipamento que pode ser usado em diversas situações e ambientes, a definição desses pontos determinarão qual o local e a principal de atividade que você irá realizar e, como consequência, quais são as características que sua bota deve ter.
Escolhendo sua bota pelo tipo de terreno
Um terreno mais acidentado, normalmente encontrado durante a prática de trekking, travessia e aproximação em alta montanha, pedirá uma bota:
- Robusta;
- Com cano alto, para te proteger contra possíveis torções de tornozelo;
- Biqueira reforçada, para evitar que aquelas topadas em pedras machuquem o seu hálux “dedão do pé”;
- Cabedal mais reforçado, assegurando firmeza em cada pisada.
Um excelente exemplo para esses terrenos é a Bota Salomon X Ultra Trek GTX®.
Já um terreno não muito acidentado, mas que possui trechos com raízes expostas e algumas pedras, normalmente encontrados durante um hiking, também pedirá uma bota resistente e que assegure proteção, mas em um nível mais baixo.
Por exemplo, o seu cano pode ser médio e ela pode ser mais macia, isso proporcionará maior conforto e leveza à caminhada. Uma ótima opção nesse estilo é a Bota The North Face Ultra Fastpack.
Outro tipo de terreno é aquele que quase não é acidentado, normalmente encontrado em peregrinações ou caminhadas em estradas.
Nessa situação, você também precisará de uma bota resistente e que forneça proteção, mas a leveza é muito importante, então, como esse tipo de terreno não exige muito da bota, ela não precisa ser aquele modelo super robusto, tipo “tratorzão”.
Um cano médio e uma construção com materiais resistentes já serão o suficiente. A Bota Salomon Outline é uma excelente recomendação.
Caso você esteja procurando uma bota para utilizar no meio urbano, busque opções que sejam reconhecidas pelo conforto e leveza, pois a resistência para as caminhadas na cidade elas já possuem. Além disso, o design também conta, então escolha uma que te agrade visualmente e combine com seu look.
Vale ressaltar que, independente do terreno, uma bota que tenha um solado aderente é essencial. Isso evitará quedas e auxiliará em uma caminhada mais ritmada e segura.
Além disso, uma membrana impermeável e respirável é muito interessante, independente do terreno. Ela manterá seus pés secos, evitando o surgimento de bolhas e infecções decorrentes da umidade.
Escolher sua bota pela temperatura
Para escolher uma bota que consiga fornecer um bom equilíbrio térmico, é necessário que ela conte com um solado e entressola grossa, que evitem a passagem do calor ou frio que vem do chão. Além disso, as seguintes características devem ser apresentadas, de acordo com a faixa de temperatura que você ficará exposto:
Clima quente
- O cabedal deve permitir a evaporação da umidade, evitando o acúmulo de suor. Um exemplo são os materiais construídos como mesh, que permitem ótima ventilação.
- Nessa situação, uma palmilha com tecnologia antibacteriana é ainda mais necessária, pois evita mau odor e possíveis infecções de pele.
- Além do calçado, a meia adequada é indispensável. Para saber mais sobre qual meia usar, clique aqui!
A Bota Columbia Trailstorm Mid é uma boa opção.
Clima muito frio
- O cabedal deve contar com material robusto, que forneça bom isolamento térmico. O couro é um bom exemplo.
- Uma forração interna, com material térmico, pode se fazer necessária. A lã sintética é um bom exemplo.
Já no caso do frio com neve
- É indispensável um solado que forneça boa aderência, como a borracha.
- Um modelo mais rígido evitará escorregões.
- A impermeabilidade é essencial, pois manterá seus pés secos, auxiliando no aquecimento.
Uma ótima recomendação para estações de ski e centros urbanos gelados é a Bota Columbia Firecamp.
Vale ressaltar que, além das características da bota, o tamanho correto é extremamente importante para que o conforto, segurança e aproveitamento da atividade sejam garantidos. Caso precise de ajuda para escolher o tamanho correto, clique aqui!
Conclusão
Por fim, assim como a maioria dos equipamentos para atividades outdoor, a bota deve ser escolhida em função das atividades que você irá realizar, porém, o ponto mais importante é que ela se adapte ao seu pé, de forma confortável e firme.
Não deixe de conferir os melhores modelos de botas que a Loja AltaMontanha tem para oferecer clicando aqui!
Seguem algumas dicas que valem ser reforçadas:
Como escolher a sua bota?
- A bota é um dos equipamentos mais importantes para um aventureiro, por isso, não economize para garantir o seu conforto e segurança.
- Escolha sua bota a partir do tipo de terreno e faixa de temperatura que irá utilizar.
- Trekking, travessia e aproximação em alta montanha exigem uma bota confortável e muito robusta, enquanto que hiking e peregrinação, buscam o equilíbrio entre conforto, resistência e leveza.
- Uma membrana impermeável e respirável auxiliam a manter o seu pé seco e protegido contra infecções decorrentes da umidade.
- O solado e o cabedal da bota influenciam no isolamento térmico.