A história inspiradora da montanhista cadeirante Juliana Tozzi e seu marido Guilherme Cordeiro emociona por onde passa. No último mês o documentário que conta como foi a primeira escalada em alta montanha desse casal encantou os jurados do New York Festivals TV & Film Awards 2020 e foi premiada com medalha de prata pelo festival. Essa semana, tivemos mais uma boa notícia, o Canal Off liberou o filme que poderá ser assistido gratuitamente por todos.
A história de Juliana e Guilherme começou a mudar quando ela engravidou. Ju, como é chamada sofreu com uma rara síndrome que lhe tirou os movimentos do corpo. Entretanto, eles enfrentaram as dificuldades juntos, e Guilherme fez uma pergunta que mudou o destino dos dois. Ele perguntou a esposa, o que ela mais gostava de fazer e Juliana respondeu que era subir montanhas. Assim, Guilherme decidiu que onde ela quisesse ir, ele a levaria.
Ele desenvolveu uma cadeira adaptada para trilhas que foi batizada de Julietti e os dois começaram a realizar pequenas escaladas pelo Brasil. Assim nasceu o projeto Montanha Para Todos. Em 2018, a agência Gente de Montanha conheceu a história dos dois e fez um convite para escalarem juntos uma montanha com mais de 6 mil metros de altitude. Assim, o casal e a equipe do Gente de Montanha viajaram para o Bolívia, com planos de escalar o Acotango.
O filme
Após muita preparação, uma boa aclimatação e algumas novas adaptações para a Julietti, eles chegaram a 5800 metros de altitude e Juliana se tornou a primeira cadeirante brasileira a chegar nessa altitude. Todavia, todo esse processo foi gravado e transformado no documentário Julietti: Uma Vida nas Montanhas.
O Canal Off, decidiu liberar o filme e disponibilizou um link de acesso em tempos de quarentena e isolamento social, essa é uma ótima história para aquecer e inspirar os corações de montanhistas e amantes da vida. O filme pode ser assistido integralmente clicando aqui.