GOST e montanhistas realizam busca de desaparecido no Pico Paraná

5

O Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros do Paraná (Gost) foi acionando para as buscas de um desaparecido na região do Pico Paraná, na Serra do Mar Paranaense. O homem de 28 anos foi visto pela última vez no cume da montanha mais alta do Sul do Brasil na última segunda-feira (06/09).

Parque Estadual do Pico Paraná. Foto: Gustavo Procat.

De acordo com informações, o homem entrou pela Fazenda Pico Paraná e seguiu até o Morro Getúlio acompanhado por um grupo. Lá ele se separou dos companheiros e seguiu até o cume do Pico Paraná. Ele foi identificado como Maicon Willian Batista, tem cerca de 1,65 de altura, é magro e possui tatuagens no braço direito. Ele usava calça e camiseta cinza e possuía uma mochila da mesma cor.

O grupo que o acompanhava, junto com os irmãos da vítima registraram o desaparecimento no dia 07/09 quando as buscas começaram a ser realizadas pelos Bombeiros. Até o momento as buscas continuam, todavia região possuí áreas de difícil acesso e muitas trilhas que dificultam a localização.

O Gost, a Federação de Montanhismo Paranaense (FEPAM) e o Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) estão organizando uma equipe para busca com montanhistas experientes e que conhecem bem a região. Os voluntários devem se apresentar a Fepam ou Cosmo para ajudar nas buscas. Caso alguém tenha alguma informação sobre o desaparecido favor contatar o Corpo de Bombeiros.

Perigos e cuidados

A região do Pico Paraná é uma área conta com áreas de floresta fechada e caminhos alternativos bem como o risco de quedas. Assim, pessoas inexperientes podem se perder facilmente. Além dos perigos com acidentes, também há a possibilidade de hipotermia devido as chuvas e baixas temperaturas.

Assim lembramos que é imprescindível estar devidamente equipado e conhecer a região antes de fazer uma caminhada como essa. Também é importante avisar amigos ou familiares em que região você estará e ter o celular carregado em caso de emergência.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

5 Comentários

  1. Pingback: Desaparecido é resgatado após 5 dias no Pico Paraná | Miro Ferraz News

  2. Ainda bem, pois estávamos preocupados! Nós, do Helena Kolody, agradecemos por avisar sobre o aparecimento do Maicon! \o/\o/\o/\o/

Deixe seu comentário