Mendoza tenta atrair montanhistas para o Aconcágua

0

O governo da província de Mendoza na Argentina anunciou medidas para estimular o turismo na região na temporada de 2021/2022. Entre elas está a venda antecipada de ingressos para o Parque Provincial do Aconcágua. Bem como o desconto de 25% em relação aos valores da última temporada em 2020/2021.

Primeiro raio de sol batendo sobre nossas barracas a 5050m. Foto: Gabriel Tarso

“São medidas importantes com as quais procuramos promover o emprego local e o turismo através da comercialização das atividades turísticas, dando previsibilidade à próxima temporada do Parque Provincial Aconcágua”, declarou o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento do Território, Humberto Mingorance.

No entanto o desconto vale apenas para quem comprar as permissões para escalada, trekking curto ou longo no Aconcágua até o início da primavera. “Pensando em continuar reativando o turismo, informamos que durante a temporada 2021/2022 o Parque Provincial Aconcágua terá um desconto de 25% nos ingressos de subida, trekking longo e curto, para quem os comprar antes de 30 de setembro deste ano”, ressalvou o governador Rodolfo Suarez.

:: Leia também: Guia completo de Equipamentos para o Aconcágua

Na temporada de 2020/2021 as operadoras que trabalham na montanha decidiram não comercializar seus serviços por conta das restrições de acampamento que inviabilizaram as escaladas e trekkings longos. Esse ano a direção do parque ainda não divulgou quais serão as regras contra o Covid-19. Além disso, até o momento os estrangeiros só podem viajar até Buenos Aires e região metropolitana. Isso inibe o planejamento de expedições como as do Aconcágua.

Todavia, os valores da permissão variam conforme a atividade, sendo as de escalada até o cume as mais caras. Para mendocinos o valor é de 2.200 pesos argentinos, para argentinos no geral o preço sobe para 3.600 pesos argentinos. Já para estrangeiros oriundos da América Latina o valor é de 330 dólares (equivalente a quase 32 mil pesos argentinos) e para visitantes de outros países 450 dólares (cerca de 43 mil pesos argentinos).

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário